Uma das esculturas tradicionais de Búzios foi alvo de um ato de vandalismo que chocou moradores e visitantes. A da Prancha de Vela símbolo do esporte que tem Búzios como uma das principais raias de vela no país, foi depredada. A escultura é uma prancha de windsurf que simula o movimento no mar, como se estivesse subindo uma onda. Posicionada estrategicamente, a peça em bronze decora o pórtico da cidade e é um ponto turístico atrativo.
A obra também é utilizada como ponto de registro dos vencedores da Regata Rei de Búzios, onde velejadores contornam a península em uma competição anual. Ela é uma criação da escultora Christina Motta, que também esculpiu a estátua da atriz francesa Brigitte Bardot, na Orla Bardot. Entre os incríveis trabalhos de Christina, a “Prancha de Vela” se destaca como uma homenagem aos velejadores.
Moradores enviaram fotos para à Prensa mostrando a peça está quebrada e amassada. Ainda segundo o relato feito, as placas explicativas na base, que contam a história e o significado da obra, foram furtadas e reposicionadas. A depredação de patrimônio público é crime e o autor pode ser autuado por dano qualificado a patrimônio público e tem pena de até três anos de reclusão.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para saber sobre a recuperação e manutenção da escultura e aguarda retorno.
ALÉM DA RESTAURAÇÃO
Búzios já está na rota dos principais campeonatos nacionais e internacionais de vela. No fim do ano passado, a cidade sediou o Mundial de Vela da Juventude, evento que reuniu mais de 400 atletas de 62 países. Diante disso, buscando destacar a relevância do esporte para a cidade, há um movimento popular que acredita que o monumento deveria estar mais próximo a raia, que é na Praia de Manguinhos. De acordo com a proposta, a simples mudança traria mais visibilidade a obra e, consequentemente, ao esporte que movimenta o turismo e a economia da cidade.