Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Escultura da prancha de vela no pórtico de Búzios é depredada

A peça em bronze feita pela artista plástica Christina Motta é símbolo do esporte que tem Búzios como uma das principais raias de vela no país
A foto mostra que a haste que simula a vela foi torcida e a placa, que ficava na base da obra, não está no local - fotos Prensa de Babel
A foto mostra que a haste que simula a vela foi torcida e a placa, que ficava na base da obra, não está no local - fotos Prensa de Babel

Uma das esculturas tradicionais de Búzios foi alvo de um ato de vandalismo que chocou moradores e visitantes. A da Prancha de Vela símbolo do esporte que tem Búzios como uma das principais raias de vela no país, foi depredada. A escultura é uma prancha de windsurf que simula o movimento no mar, como se estivesse subindo uma onda. Posicionada estrategicamente, a peça em bronze decora o pórtico da cidade e é um ponto turístico atrativo.

A obra também é utilizada como ponto de registro dos vencedores da Regata Rei de Búzios, onde velejadores contornam a península em uma competição anual. Ela é uma criação da escultora Christina Motta, que também esculpiu a estátua da atriz francesa Brigitte Bardot, na Orla Bardot. Entre os incríveis trabalhos de Christina, a “Prancha de Vela” se destaca como uma homenagem aos velejadores.

A escultura antes do vandalismo – arquivo

Moradores enviaram fotos para à Prensa mostrando a peça está quebrada e amassada. Ainda segundo o relato feito, as placas explicativas na base, que contam a história e o significado da obra, foram furtadas e reposicionadas. A depredação de patrimônio público é crime e o autor pode ser autuado por dano qualificado a patrimônio público e tem pena de até três anos de reclusão.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para saber sobre a recuperação e manutenção da escultura e aguarda retorno.

ALÉM DA RESTAURAÇÃO

Búzios já está na rota dos principais campeonatos nacionais e internacionais de vela. No fim do ano passado, a cidade sediou o Mundial de Vela da Juventude, evento que reuniu mais de 400 atletas de 62 países. Diante disso, buscando destacar a relevância do esporte para a cidade, há um movimento popular que acredita que o monumento deveria estar mais próximo a raia, que é na Praia de Manguinhos. De acordo com a proposta, a simples mudança traria mais visibilidade a obra e, consequentemente, ao esporte que movimenta o turismo e a economia da cidade.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios adia festa do Dia das Crianças em razão do mau tempo

Quebra-molas instalado pelo DER-RJ sem aviso causa caos no trânsito em Búzios; Prefeitura esclarece

Haber Produções abre inscrições para evento online de criptoarte em Macaé

Novos cursos gratuitos do SENAC em Búzios têm foco na capacitação de mulheres

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]