Petruchévskaia, uma das grandes escritoras russas contemporâneas, está no Brasil desde dezembro com um de seus filhos a passeio. Ela lançou na última sexta-feira (19) “Era uma Vez uma Mulher que Tentou Matar o Bebê da Vizinha”, com um pocket show aprensetado na capital paulista. Antes do compromisso a escritora, que é considerada por alguns herdeira de Allan Poe e Gogol, a maior autora russa viva, passou um dias em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
Ela deu entrevista ao jornal Folha de São Paulo, via email, enquanto estava hospedada no balneário. A escritora combina o contexto soviético em que produziu grande parte de sua obra com uma realidade povoada por assombrações, pesadelos, acontecimentos macabros e personagens sinistras. Muitos consideram que não se pode entender a Russia Moderna sem a leitura de seus livros.
O resultado são histórias sobrenaturais que retomam a tradição dos contos folclóricos, porém dotadas de um humor contemporâneo e de uma carga política que não precisa se expressar diretamente para existir, pois, assim como não é à toa que a autora teve sua obra banida da União Soviética até o final dos anos 1990, tampouco é por acaso que ela recebeu em 2002 o prêmio de maior prestígio na Rússia pelo conjunto de sua obra.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2018/01/03/buzios-noir-encontro-anual-de-autores-de-literatura-policial/