O escritor Rodrigo Cabral conquistou o segundo lugar do Prêmio Off Flip 2024, na categoria Contos, com a obra intitulada “O encontro do lamparão com a galesca”. O texto teve como inspiração a riqueza vocabular da linguagem tradicional de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, e de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. Ele divide a colocação com Tarso de Tarso Siqueira Abrão, de São Paulo. O primeiro lugar da categoria foi para o pernambucano Homero Fonseca, com o conto Eu (um interconto).
Rodrigo Cabral, em sua obra, tece a história de um amor naufragado entre um campista e uma cabista, adornado pelo diálogo recheado de palavras e expressões usadas pelos falantes de suas terras, como “lamparão” e “cabrunco”, que em Campos significam formas de xingamento, e “usca”, uma forma de vaia utilizada pelo povo do Cabo. O conto fará parte de uma coletânea com 433 textos selecionados.
Rodrigo Cabral nasceu em Campos dos Goytacazes e foi criado em Cabo Frio, onde fundou a editora Sophia, que publica autores locais, com dedicação especial à preservação e difusão da história e memória da Região dos Lagos. Ele também teve seu poema a fila do meio-dia entre os destaques na categoria Poesia. O texto será publicado numa coletânea com 329 autores. Rodrigo se prepara para lançar seu primeiro livro de poemas em 2024.
Em sua 19ª edição em 2024, o Prêmio Off Flip de Literatura, promovido pelo Selo Off Flip, reúne talentos de todo o Brasil, estimulando a produção literária em língua portuguesa.
Os lançamentos acontecem na programação do Polo Sociocultural Sesc Paraty durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano. As obras estão em pré-lançamento no site do selo Off Flip (www.selo-offflip.net/shop).