Fundado em 28 de junho de 2008, o 83º Grupo Escoteiro de Cabo Frio, realizou uma bela festa no fim de semana em comemoração aos 10 anos de serviços em Cabo Frio. A sede do Grupo, que há seis anos funciona no Horto Municipal da cidade cabofriense, foi palco para um dia de muita festa e recordações.
Mais de 560 jovens de toda Região dos Lagos já passaram pelo Grupo, que há dez anos presta serviços relevantes à sociedade, formando cidadãos dedicados aos seus direitos e deveres, exercendo cidadania, amor ao próximo, à pátria e trabalhos voltados ao meio ambiente.
As atividades são designadas por faixa etária, utilizando uma linguagem específica para cada fase da formação do participante, seja ele criança, pré-adolescente, adolescente e adultos.
“O lobinho é a porta de entrada para as crianças, a partir de seis anos e meio de idade, eles participam de atividades lúdicas e aprendem o básico da convivência na sociedade. O sênior já participa de atividades mais aventureiras, como mergulho, escaladas ou rapel”, afirmou Walner Ornelas, Presidente do Grupo 83º.
Michela Polaquini, uma das chefes do grupo de escotismo, se emocionou muito ao renovar sua promessa – um compromisso de vida, um código de ética, de comportamento para formação de pessoas bondosas e de caráter.
“É uma honra ser membro fundador deste grupo, poder participar da formação de muitos jovens da nossa Região e estar aqui hoje, renovando minha promessa. Espero poder completar mais dez anos, ver meus netos seguindo os conceitos do escotismo, assim como, meus filhos fazem hoje”, disse Michela.
O escotismo tem 111 anos de existência no mundo, há 108 anos no Brasil e é a maior ONG- Organização Não Governamental para jovens no mundo.