Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Escolas da Região dos Lagos recebem ecoponto de coleta de óleo de cozinha usado

Em Búzios, o ponto de coleta fica na  Instituto Educacional de habilitação profissional e formação Integral (Inefi), Foto divulgação
Em Búzios, o ponto de coleta fica na  Instituto Educacional de habilitação profissional e formação Integral (Inefi), Foto divulgação

Em troca do material arrecadado, que será reciclado, unidades escolares receberão detergentes

Com o objetivo de evitar o descarte irregular do óleo de cozinha usado, estimulando atitudes mais sustentáveis, a preservação do meio ambiente e evitando a degradação das redes de esgoto, cinco escolas da rede municipal de ensino das cidades de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, receberam nesta semana, um totem para arrecadação do óleo de cozinha usado. As unidades se unem a outros ecopontos integrantes do programa “De Olho no Óleo”, promovido pela Prolagos.

Os locais receberão doações do comércio, da comunidade e dos próprios alunos. Para doar, basta armazenar o óleo frio em uma garrafa pet e levar até às escolas. O material será encaminhado para reciclagem, podendo ser transformado em sabão, biodiesel ou tinta. O valor arrecadado com o reaproveitamento é revertido em detergentes para o ponto de coleta.

Os locais receberão doações do comércio, da comunidade e dos próprios alunos. Foto divulgação

“Essa é uma forma de conscientizarmos a população e darmos a destinação correta para o óleo, que é tão prejudicial para o meio ambiente quando para a rede de esgoto, pois quando jogado na pia, ele pode causar entupimento da tubulação da residência, e no caso da rede de drenagem, ao ser misturado com areia ou outros resíduos sólidos, é formada uma espécie de concreto, causando obstruções que podem provocar alagamentos em períodos de chuva”, pontua Simony Dias, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.

Além dos totens, as escolas que foram vencedoras da gincana ‘De Olho no Óleo’, realizada no fim do ano passado, também receberam doações de detergentes. “O projeto foi de suma importância para toda a comunidade escolar. Eles tiveram conhecimento do descarte adequado do óleo e as formas de reciclagem. Durante a coleta nos estabelecimentos, também orientávamos os comerciantes sobre a necessidade de dar a destinação correta para o resíduo”, relata Bianca Cardoso, professora do Ciep 147 Municipalizado Cecílio Barros Pessoa Cívico Militar.

Confira as escolas que se tornaram ecoponto de coleta do ‘De Olho no Óleo’:

Armação dos Búzios – Instituto Educacional de habilitação profissional e formação Integral (Inefi)

Arraial do Cabo – Ciep 147 Municipalizado Cecílio Barros Pessoa Cívico Militar

Cabo Frio – Escola Municipal Evaldo Sales

Iguaba Grande – Escola Municipal Claudio Moacyr Azevedo

São Pedro da Aldeia – Escola Municipal Antônio Vaz

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Yoga, imersão no gelo e café da manhã saudável marcam programação de bem-estar do Oca Community em Búzios

Novo voo São Paulo–Cabo Frio ganha força e pode transformar turismo em Búzios

Secretaria de Estado de Saúde emite alerta para risco de intoxicação por metanol no Rio de Janeiro

Maricá F.C. garante vaga na Série D 2026 após ampliação da competição pela CBF

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]