A Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman, localizada no bairro Baía Formosa em Búzios, foi uma das duas campeãs do 6ª Prêmio Crianças Mais Saudáveis da Nestlé. A unidade escolar concorreu com outras 164 escolas espalhadas pelo Brasil e foi selecionada, junto com a escola Professors Alzira Valle Rollemberg, de São José do Rio Preto em São Paulo, vencedora na Região Sudeste. Como premição a escola receberá R$38mil em benfeitorias, mentorias pedagógicas para implementação do projeto selecionado e ainda kits didáticos para os educadores da unidade.
O projeto inscrito, propõem cinco pilares, tendo em vista, a influência e o amor pelas raízes, e que contemplaria não um, mas quatro desses pilares que permitiriam seguir no ensino e na valorização da cultura afrodiaspórica, além de ampliar e desenvolver outras áreas do conhecimento.
Os pilares envolvidos no projeto, são:
- Alimentação nutritiva e variada
- Brincar ativamente
- Pocionar para comer melhor
- Curtir refeições juntos (amigos e familiares).
A escola quilombola atende crianças de três diferentes áreas de remanescentes de Quilombo: Baia Formosa, Rasa e Maria Joaquina além de outros bairros da cidade.
Este não é o primeiro prêmio que a unidade escolar ganhou, já que os alunos da Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman, no bairro Baia Formosa em Búzios, foram os vencedores do desafio “PassinhoViniJr”, lançado pelo Instituto Instituto Vini Junior do jogador atacante da seleção brasileira na Copa do Qatar. O prêmio é Centro de Tecnologias Base, com a assinatura do atleta.