Anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Martins na quarta-feira (27)
Depois de muita espera e dezenas de reivindicações, os pais e alunos da Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, em Búzios, podem comemorar porque o prédio já tem data para reinaugurar. Segundo o prefeito Alexandre Martins será no dia 10 de maio. Essa é a primeira fase da obra, que começou no início de fevereiro. O prédio fica em Manguinhos, em frente ao Porto da Barra, e recebeu instalação hidráulica, elétrica e estrutura predial interna, além de aparelhos de ar-condicionado.
“Fizemos uma nova escola. A Nicomedes está pronta para receber nossos alunos. A obra foi finalizada e estamos recebendo as novas mobílias. Até o dia 10 de maio estará tudo pronto e organizado para a inauguração”, disse o prefeito durante uma visita na tarde desta quarta-feira (27), acompanhado da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Carla Natália, e o vereador Nildinho de Beloca.
A unidade toda recebeu piso de porcelanato e os banheiros ganharam novos azulejos. Foram reformadas as salas de aula, secretaria, cozinha e refeitório, pátio principal e área de serviço. Além de instaladas calhas no entorno do prédio para recolher água da chuva e uma manta impermeabilizante na laje para evitar infiltrações. Os quadros de energia ganharam novas caixas de distribuição de energia, as tampas das fossas foram substituídas e cerca de 80% das portas foram trocadas. Ainda vão faltar demais serviços que serão executados nas áreas externas, o que não impedirá o retorno das aulas e o funcionamento nas dependências internas do prédio.
Desde o dia 7 de março, os alunos, provisoriamente, estão tendo as aulas no prédio da futura Escola Municipal Nobelina, na Ferradura. Os estudantes precisaram se adaptar aos espaços menores das salas de aula e dos banheiros. O prédio dessa unidade foi construído para ser uma creche, com toda estrutura para crianças pequenas. As obras eram para ter começado em 2021, mas o chefe do executivo assumiu que houve problemas internos no processo de licitação. As obras começaram na primeira semana de fevereiro.
A mãe de aluno e uma das Conselheiras da escola, Yanieska Genaro, falou com a Prensa sobre esse anúncio da data de reinauguração do prédio. “Depois de tanta luta, a volta é necessária, principalmente por dar oportunidade as crianças das creches. Fizemos uma vistoria e a obra foi feita com material de qualidade, mas vamos dar continuidade a nossa luta, porque a escola continua sendo em um espaço de mangue, com solo instável. Vamos lutar para que se construa a escola nova no Trevo da Barbuda”, frisou a conselheira.
Com esse retorno dos estudantes ao prédio sede aumenta a expectativa dos pais que precisam de vagas nas creches. Muitos alunos estudam longe de casa e os responsáveis não têm como pagar o transporte.
“Com o retorno dos alunos para o prédio da Escola Nicomedes, vamos continuar buscando informações sobre a legalização da creche Nobelina. Estamos há um tempo cobrando isso aos representantes da Secretaria e da Câmara. Os pais que moram em Tucuns, Cem Braças, Rasa, canto esquerdo de Geribá e Vila Verde sofrem com a escola longe de casa e, como ainda não tem transporte municipal para todos os alunos, muitos pagam passagem de van e, quem não tem condições, acaba perdendo aula, chegando a ir uma vez por mês só para não perder a vaga. Já foi feito um levantamento pela Secretaria de Educação para mudar o trajeto dos ônibus, mas devido ao número alto constatou-se que era preciso mais um ônibus, mas até agora não houve resposta de quando chega”, disse Joaquina, uma das integrantes do Grupo Creche Ferradura, que promove discussões sobre a necessidade urgente de abertura de vagas.