Pular para o conteúdo
Search

Escola Nicomedes, em Búzios, será reinaugurada no dia 10 de maio

Unidade começou a receber o mobiliário. Foto divulgação.

Anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Martins na quarta-feira (27)

Depois de muita espera e dezenas de reivindicações, os pais e alunos da Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, em Búzios, podem comemorar porque o prédio já tem data para reinaugurar. Segundo o prefeito Alexandre Martins será no dia 10 de maio. Essa é a primeira fase da obra, que começou no início de fevereiro. O prédio fica em Manguinhos, em frente ao Porto da Barra, e recebeu instalação hidráulica, elétrica e estrutura predial interna, além de aparelhos de ar-condicionado.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Carla Natália, e o vereador Nildinho de Beloca acompanharam o prefeito na visita ao prédio. Foto divulgação

“Fizemos uma nova escola. A Nicomedes está pronta para receber nossos alunos. A obra foi finalizada e estamos recebendo as novas mobílias. Até o dia 10 de maio estará tudo pronto e organizado para a inauguração”, disse o prefeito durante uma visita na tarde desta quarta-feira (27), acompanhado da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Carla Natália, e o vereador Nildinho de Beloca.

A unidade toda recebeu piso de porcelanato e os banheiros ganharam novos azulejos. Foram reformadas as salas de aula, secretaria, cozinha e refeitório, pátio principal e área de serviço. Além de instaladas calhas no entorno do prédio para recolher água da chuva e uma manta impermeabilizante na laje para evitar infiltrações. Os quadros de energia ganharam novas caixas de distribuição de energia, as tampas das fossas foram substituídas e cerca de 80% das portas foram trocadas. Ainda vão faltar demais serviços que serão executados nas áreas externas, o que não impedirá o retorno das aulas e o funcionamento nas dependências internas do prédio.

Banheiros também foram reformados. Foto divulgação

Desde o dia 7 de março, os alunos, provisoriamente, estão tendo as aulas no prédio da futura Escola Municipal Nobelina, na Ferradura. Os estudantes precisaram se adaptar aos espaços menores das salas de aula e dos banheiros. O prédio dessa unidade foi construído para ser uma creche, com toda estrutura para crianças pequenas. As obras eram para ter começado em 2021, mas o chefe do executivo assumiu que houve problemas internos no processo de licitação. As obras começaram na primeira semana de fevereiro.

A mãe de aluno e uma das Conselheiras da escola, Yanieska Genaro, falou com a Prensa sobre esse anúncio da data de reinauguração do prédio. “Depois de tanta luta, a volta é necessária, principalmente por dar oportunidade as crianças das creches. Fizemos uma vistoria e a obra foi feita com material de qualidade, mas vamos dar continuidade a nossa luta, porque a escola continua sendo em um espaço de mangue, com solo instável. Vamos lutar para que se construa a escola nova no Trevo da Barbuda”, frisou a conselheira.

Com esse retorno dos estudantes ao prédio sede aumenta a expectativa dos pais que precisam de vagas nas creches. Muitos alunos estudam longe de casa e os responsáveis não têm como pagar o transporte.

“Com o retorno dos alunos para o prédio da Escola Nicomedes, vamos continuar buscando informações sobre a legalização da creche Nobelina. Estamos há um tempo cobrando isso aos representantes da Secretaria e da Câmara. Os pais que moram em Tucuns, Cem Braças, Rasa, canto esquerdo de Geribá e Vila Verde sofrem com a escola longe de casa e, como ainda não tem transporte municipal para todos os alunos, muitos pagam passagem de van e, quem não tem condições, acaba perdendo aula, chegando a ir uma vez por mês só para não perder a vaga. Já foi feito um levantamento pela Secretaria de Educação para mudar o trajeto dos ônibus, mas devido ao número alto constatou-se que era preciso mais um ônibus, mas até agora não houve resposta de quando chega”, disse Joaquina, uma das integrantes do Grupo Creche Ferradura, que promove discussões sobre a necessidade urgente de abertura de vagas.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.