Unidade será modelo para outras unidades que entrarão em reforma
A Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, em Manguinhos, no município de Búzios, foi reinaugurada na noite de quarta-feira. A solenidade reuniu centenas de pessoas e contou com a presença de representantes dos poderes executivo e legislativo, e da comunidade escolar. A Guarda Mirim, da Guarda Civil do município, abriu a cerimônia entoando os hinos nacional e do município.
Durante o discurso, o prefeito Alexandre Martins anunciou que essa será uma escola modelo para as outras unidades que serão reformadas.
“É uma nova Nicomedes e o começo de uma padronização. Vamos adotar em todas as outras escolas, começando pela Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas, depois Escola Municipal Professor Eliete Mureb de Araújo Góes e assim sucessivamente. A padronização será com relação ao piso de porcelanato, iluminação, janelas, entre outros. Quem for mudar de escola, não vai sentir tanta diferença de estrutura como hoje vemos. Precisamos só de mais um tempinho para colocar as outras escolas no mesmo patamar da escola Nicomedes, que hoje é motivo de muita alegria pra a gente”, disse o chefe do executivo.
A secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Carla Natália, falou sobre o período de reforma e, assim como o prefeito, garantiu que é só o começo e que a pasta vai oferecer qualidade das unidades.
“Foram meses de espera, mas hoje entregamos a escola totalmente reformada e com muito orgulho. Quero agradecer a todos que se empenharam nesse trabalho, que não para por aqui. Eu convido você em cada unidade escolar e ser testemunha de que vale a pena continuar acreditando”, disse a secretária.
A escola é uma das primeiras da rede municipal de ensino e, apesar de ter passado por outras reformas anteriormente, essa é a intervenção mais completa até agora com instalação hidráulica, elétrica e estrutural. Essa é a primeira parte da obra, que teve duração de três meses. A partir de agora o trabalho continua na parte externa, mas sem prejuízos às aulas.
“Essa obra teve toda mão de obra de pessoas da cidade, o que faz a economia girar”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Búzios, o vereador Rafael Aguiar, ao falar da empresa vencedora da licitação responsável pela obra.
A reinauguração é considerada pela comunidade e pelo Conselho Escolar como uma vitória devido às diversas discussões com o poder público, além protestos e embates para que os estudantes saíssem do ensino remoto e retornassem para a sala de aula de forma segura e em um espaço digno.
“Hoje vemos um sentimento de esperança para comunidade escolar, para os pais, para as mães que lutaram para que essa unidade tivesse vida novamente e com uma obra tão bem-feita”, disse o vereador Raphael Aguiar lembrado do início da gestão, quando em visita a escola junto com a secretária Carla, tomou conhecimento da interdição do prédio pela Defesa Civil.
Os estudantes já iniciaram as aulas no prédio novo nesta quinta-feira. A unidade atende 618 alunos do 6º ao 9º e Educação Jovens e Adultos (EJA). Na cerimônia foi anunciado ainda que todos os alunos da rede municipal receberão os uniformes nos próximos dias.