A Prefeitura de Cabo Frio divulgou no Diário Oficial do município, na última quinta-feira (19), o decreto n.º 7.022, assinado pelo prefeito José Bonifácio, que unifica duas escolas municipais do bairro São Cristóvão. A Escola Municipal Professor Zélio Jotha passa a incorporar, no ano letivo de 2023, a Escola Municipal São Cristóvão. Unificadas, elas vão ocupar o antigo prédio da Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira, na Rua Expedicionário da Pátria, que foi realocada para o prédio da extinta Escola Municipal Américo Vespúcio, ainda em 2022.
A medida garante melhor acomodação e diminuição, segundo o governo municipal, das despesas com estruturas alugadas, como o caso da Escola São Cristóvão, com contrato vigente desde março de 2003.
Ainda segundo a Secretaria de Educação, a Escola Zélio Jotha, em 2022, atendeu a 46,92% da capacidade física de matrículas, no prédio situado na Avenida Joaquim Nogueira. Já a Escola São Cristóvão, no último ano letivo, atendeu a 64,61% da sua capacidade, no prédio situado na Rua Fagundes Varela.
A Prefeitura de Cabo Frio reiterou, ainda, que o prédio que abrigou a Escola Municipal Professor Zélio Jotha até o término do ano letivo de 2022 é patrimônio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio e será reformado para atender à Escola Municipal Professor Renato Azevedo que, desde 17 de fevereiro de 2003, também funciona em um prédio alugado.