O muro da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Centro, amanheceu todo pichado nesta sexta-feira (5). A unidade escolar, que tem cerca de 600 estudantes do 6º ao 9º ano, recebeu pintura nova há poucos meses. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia solicitou as imagens das câmeras do Centro de Monitoramento da Prefeitura que ajudarão na identificação do ato de vandalismo.
De acordo com o diretor da unidade, Jhony Baptista, a escola realiza um trabalho interno de conscientização, sob a coordenação da Orientação Educacional. Reuniões com os pais e responsáveis também são realizadas como uma das ações preventivas.
“Como escola, estamos abertos a qualquer denúncia de pichação. Realizamos uma apuração interna para saber quem é o responsável pelo dano, conversando com os alunos e seus responsáveis, quando acontece algum fato do tipo acontece, pois precisamos valorizar o patrimônio público, a escola pública”, explicou o diretor.
Causar danos ao patrimônio público é crime previsto no artigo 163 do Código Penal, sob pena que pode ir de seis meses a um ano de prisão ou o pagamento de uma multa.