A Escola Municipal Alfredo Castro, que atende aos estudantes do 6º ao 9º ano, será reinaugurada em novo prédio no dia 9 de maio, às 9h, com a presença do Prefeito Dr. Adriano Moreno.
Com o término das obras, a unidade escolar passará a funcionar na Rua Roma, no bairro Jardim Excelsior. Atualmente, a escola atende 419 alunos divididos em 14 turmas. O local conta com 12 salas de aula; banheiros masculino e feminino nos dois andares; refeitório e cozinha amplos; despensa para mantimentos; sala de orientação; depósitos; salas de vídeo, informática, leitura e auditório; além da secretaria, sala da direção, sala de adjuntos, copa e sala de professores.
Um novo processo licitatório será realizado para terminar a parte externa da unidade escolar, que contará com quadra poliesportiva, estacionamento e área de convivência, e a instalação de dois portões, por enquanto será colocado um provisório.
A Escola Municipal Alfredo Castro foi inaugurada há 15 anos, em 2004, quando funcionava em algumas salas emprestadas pela Igreja Católica no bairro São Cristóvão. No fim daquele ano, a Escola Municipal Profª Márcia Francesconi Pereira mudou seu local de funcionamento e a Alfredo Castro passou a ocupar o espaço que vinha sendo utilizado pela escola, na Rua Inglaterra, no bairro Jardim Caiçara, endereço onde a Alfredo Castro funcionou durante quase 15 anos.
A construção do novo prédio da Escola Municipal Alfredo Castro teve início em 2013, como uma contrapartida pedida pela Prefeitura de Cabo Frio a partir da liberação da construção do shopping, que funciona no bairro Novo Portinho. No entanto, todo o processo precisou ser revisto e realizada nova planilha orçamentária após constatação de vícios no processo e superfaturamento de itens orçamentários.
Após readequação da planilha e do processo licitatório pela atual gestão, os trabalhos foram retomados a partir de dezembro de 2018, culminando na conclusão de quase 100% das obras e a entrega do novo prédio para a comunidade escolar, que aguarda pela inauguração já que a Alfredo Castro sempre foi uma das escola de destaque na rede municipal de ensino tendo ocupado em anos anteriores a primeira colocação entre as escolas de Cabo Frio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.