A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia retomou na sexta-feira (22), o projeto “Búzios de Muitas Cores”, na Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos. O objetivo é pintar murais artísticos nas unidades escolares da rede municipal. Na cerimônia estiveram presentes, além de toda comunidade escolar, a professora e artista plástica Raquel Condé, o Secretário de Educação, Rodrigo Ramalho e o Prefeito Alexandre Martins.
O projeto Mural nas Escolas teve início em 2011 na Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas. Em 2012 este projeto foi finalista nacional do “XIII Prêmio Arte na Escola Cidadã”. Agora em 2023, a ideia, segundo o governo municipal, é criar murais em todas as escolas da rede.
O muralismo tem um caráter democrático na medida em que permite que a Arte atinja todos os públicos e que promova a integração entre eles, tornando-a acessível. Através de uma pintura mural, pode-se transmitir uma mensagem, contar uma história ou até conscientizar a comunidade sobre temas atuais. Pensando nisso, surgiu a ideia de retratar uma árvore pintada com a ajuda de todos da comunidade escolar, reafirmando a proposta anual da escola, cujo tema é ” Aqui Todos Somos Peças Importantes”.
Visando conscientizar a população sobre a temática do Meio Ambiente, foram incluídas espécies da flora e fauna presentes em nossa região.
A árvore de galhos retorcidos, tronco manchado e pequenas folhas faz referência à espécie popularmente conhecida como “Jacaré” (Chloroleucum tortum), muito presente em Armação dos Búzios; o pássaro no galho é o “Formigueiro-do-litoral”, espécie em extinção, geralmente encontrada na Região dos Lagos; a bromélia colorida, também conhecida por “Gravatá “; e o pássaro “Sabiá-da-Praia”. O balanço na árvore já é uma forma de resgatar e valorizar o lúdico, a pureza e a alegria das brincadeiras de criança.
RELEMBRE A HISTÓRIA
Em janeiro deste ano, o mural coletivo, construído pelos alunos da Escola Estadual Municipalizada José Bento Ribeiro Dantas, no bairro Manguinhos em Búzios, em um projeto organizado pela professora e artista, Raquel Condé, foi apagado durante as obras de reforma na unidade escolar.