Search
Degradê com CSS

Escola de Búzios se manifesta após afastamento de professor investigado por assédio sexual

Em carta aberta, unidade reforça compromisso com a transparência, o acolhimento e a proteção dos alunos; caso segue sob sigilo e investigação
A Escola José Bento fica localizada em Manguinhos. Imagem I Reprodução Prefeitura
A Escola José Bento fica localizada em Manguinhos. Imagem I Reprodução Prefeitura

A direção da Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas, em Búzios, divulgou uma carta aberta à comunidade escolar para se posicionar publicamente sobre o afastamento do professor Lucas Cavalcanti dos Santos, investigado por suposto assédio sexual.

No comunicado, a escola afirma que foi oficialmente informada sobre o afastamento no final do mês de junho, e que a medida decorre de uma investigação ainda em curso. A instituição destaca que recebeu orientações da Secretaria de Educação para tratar o caso com sigilo, devido à sensibilidade do tema, que envolve a proteção de direitos fundamentais e o princípio da presunção de inocência.

“Como equipe diretiva, em respeito às determinações legais e institucionais, estivemos impossibilitados de prestar quaisquer informações à comunidade anteriormente”, diz trecho da nota.

A escola também aproveitou a carta para esclarecer procedimentos internos, em especial sobre o acompanhamento dos estudantes aos banheiros, um dos pontos de preocupação que surgiu com a denúncia. A direção explicou que, na rotina escolar, os professores não acompanham os alunos aos banheiros.

“Na Educação Infantil, essa função é realizada, exclusivamente, pelas inspetoras de alunos, designadas para atuarem junto às turmas. Já nas demais etapas de ensino, os estudantes usam o banheiro com autonomia, mas também há inspetores posicionados na entrada dos banheiros”, esclarece o texto.

O documento reitera ainda o compromisso da escola com um ambiente seguro, acolhedor, inclusivo e respeitoso, e afirma que a comunidade escolar pode confiar na seriedade e responsabilidade com que a unidade educacional conduz suas ações.

Com 73 anos de história, a Escola José Bento é uma das mais tradicionais do município e encerrou o primeiro semestre letivo com o envio da carta à comunidade. As atividades retornam no dia 28 de julho, após o recesso escolar.

Sobre o caso

Uma denúncia apresentada ao Conselho Tutelar deu início a uma investigação sigilosa conduzida pela Polícia Civil. No dia 2 de julho, a Delegacia de Búzios cumpriu mandado de prisão temporária, depois que a polícia concluiu diligências, incluindo coleta de depoimentos iniciais. O caso também está sendo apurado pela Secretaria Municipal de Educação. O advogado de defesa Carlos Vinícius Porto afirmou que o caso ainda está em fase de apuração, e garantiu que “a inocência do professor será provada”. A investigação segue e sob sigilo.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Chez Michou abre oficialmente a temporada de férias de julho com festa tropical

Workshop “Gestão Eficaz” chega a Cabo Frio com foco em liderança e produtividade empresarial

Ocupação irregular em área de proteção do Rio São João, em Tamoios, é removida

Com entrada gratuita, Expo Cordeiro 2025 atrai multidões com shows nacionais e programação rural

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!