No ultimo sábado (16), operários da Comsercaf (Companhia de Serviços de Cabo) deram início a demolição da Escola Municipal Luis Lindenberg, que fica localizada no bairro Guarani, em Cabo Frio. O prédio foi interditado pela Defesa Civil em junho de 2018, por apresentar risco iminente de acidente na parte elétrica.
Segundo informações da Prefeitura, a demolição e limpeza do terreno serão feita gradualmente, a fim de fazer o reaproveitamento do entulho. A atividade tem previsão de ser concluída em 30 dias. O terreno irá abrigar nova unidade escolar a partir de 2020.
Segundo a Prefeitura, a nova escola terá vagas para cerca de 850 alunos e contará com 12 salas de aula, sala de artes, quadra coberta e um anfiteatro para 280 pessoas, e ficará disponível para a utilização da comunidade em uma área construída com o total de aproximadamente 3 mil metros quadrados.
Ainda segundo informações, as negociações da Secretaria de Educação com a empresa Sal Cisne, proprietária do terreno, vem ocorrendo desde o início da atual gestão. A instituição tinha desistido do empréstimo e ao retomar o diálogo, a Secretaria de Educação de Cabo Frio conseguiu a doação do terreno.
A iniciativa está em fase de elaboração da planilha orçamentária do projeto. A expectativa é que até o fim deste mês seja concluída esta etapa para a abertura do processo de licitação. A previsão para conclusão da obra e entrega da nova escola é para março de 2020.
Usuários do Facebook se manifestaram sobre a demolição da escola, uma pessoa comentou: “Que pena! Uma escola que já foi uma das melhores da cidade. Foi melhor demolir do que fazer a manutenção? Fica a minha pergunta. Muito triste isso!”.