A equipe da artista plástica de Armação dos Búzios, Christina Motta, retirou o molde da estátua quilombola do Cruzeiro, instalada na Rasa. Segundo a artista, a medida é uma precaução para futuras restaurações necessárias.
Assim que a notícia de que o molde da estátua estava sendo retirado pela equipe da artista plástica veio à tona pela página da Prefeitura de Búzios, alguns moradores criticaram a iniciativa, alegando até que a prefeitura estaria gastando dinheiro com o trabalho. Em seguida, a artista plástica respondeu que pediu autorização para retirar o molde da estátua, para que seja guardado, caso algum dia aconteça algum problema com a escultura.
Na postagem, Christina Motta também respondeu a comentários de moradores, informando que a prefeitura não está tendo absolutamente nenhuma despesa ao ser retirado o molde. “Pelo contrário, as despesas estão sendo pagas por mim”.
Também na página da instituição, moradores da cidade parabenizaram a artista plástica pela iniciativa. Alessandro Souza parabenizou Christina Motta por estar zelando por algo que faz parte da história de Búzios. “Com esse molde é fácil de tirar uma cópia da principal se um dia algo acontecer”.
Depois da postagem da prefeitura e comentários de moradores sobre despesas públicas para a retirada do molde da estátua, outros também se posicionaram. Como Rossana Alegre de Souza, que postou: “outro jeito de roubar o dinheiro que devia estar indo para saúde e educação. A estátua tá ótima”. E mais uma vez, em resposta, a artista plástica afirmou que não houveram gastos públicos para a retirada do molde e restauração da estátua. “Quer falar mal, fale, tudo bem, é um direito seu, mas por favor, baseado numa verdade e não com invenções da cabeça e de quem parece não ter nenhum compromisso com a verdade, respondeu Christina Motta a outro post na página da prefeitura.