Entrevista: Eduardo Almeida recebeu a medalha Sobral Pinto

Medalha Sobral PintoNesta terça-feira (27), como noticiado pelo Prensa, o advogado, e ex-delegado federal, Eduardo Almeida, também jornalista, junto com sua turma de direito de 1966, da então Universidade do Estado da Guanabara, hoje UERJ, recebeu no uma das principais comendas da OAB-Rio, a medalha Sobral Pinto. A cerimônia, que aconteceu no Salão Nobre da OAB, na Avenida Marechal Câmara, centro do Rio, contou com a presença do prefeito de Búzios André Granado. A solenidade teve a presença dos advogados agraciados em número de 20, todos figuras marcantes da advocacia nacional, entre eles Eduardo, que também é colunista do Prensa.
Eduardo Almeida, em seu discurso de agradecimento, não falou de cinquenta anos atrás, mas dos dias de hoje, e da importância do advogado experiente nos problemas dos jovens de agora. Lembrou que a juventude precisa de uma referência, pois muitas vezes não encontra em casa o apoio necessário. Eduardo também falou de  casos de garotos homo afetivos que apanham de seus pais que não admitem que seus filhos sejam gays (O presidente da OAB Búzios, Marcio José, criou a Comissão dos direitos dos Homo Afetivos, presidido pelo advogado Hamber Carvalho  e tendo como vice Eduardo Almeida).

“O Brasil é dos países onde mais gays são assassinados, e é preciso que essa garotada seja protegida .”, disse e finalizou alertando que na chamada Cracolandia de São Paulo (Eduardo é paulista) aumentou o numero de mulheres dependentes do crack,  mostrando que as Comissões de Proteção as mulheres sejam alertadas para estes índices alarmantes.

Eduardo Almeida durante seu discurso na OAB-RJ no momento em que era homenageado
Eduardo Almeida durante seu discurso na OAB-RJ no momento em que era homenageado

Eduardo encerrou sob palmas dos presentes. Também discursaram Sergio Tostes, que foi presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, órgão máximo para julgar eticamente os advogados. Sérgio foi o orador da turma de direito da UEG hoje UERJ e foi o primeiro presidente do Centro Acadêmico.   Em seguida discursou o deputado federal Vivaldo Barbosa, que foi o segundo orador da turma da qual fez parte nosso colunista,  foi também o segundo Presidente do Centro Acadêmico.

Nesta pequena entrevista  ele nos direciona a saber um pouco mais sobre a honraria e seu sentimento diante da homenagem.

Prensa de Babel: Quem foi Sobral Pinto?

As costas da medalha Sobral Pinto recebida por Eduardo Almeida
As costas da medalha Sobral Pinto recebida por Eduardo Almeida

Eduardo Almeida: Heráclito Fontoura Sobral Pinto, jurista e advogado de presos políticos, apelidado de “Senhor Justiça”, notabilizou-se por seus embates contra a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas (1937-1945), e contra o regime militar (1964-1985).  Sobral Pinto também defendeu o Presidente Juscelino e ao conseguir que o mesmo tomasse posse como Presidente da Republica, foi convidado  para ser Ministro, recusando uma coisa não tinha nada a ver com a outra.Defendeu mais de trezentos políticos brasileiros, e nunca recebeu honorário dos mesmos, pois dizia estar cumprindo sus missão. Ele morreu sem bens e com dificuldades, e é considerado o maior advogado de todos os tempos, superando até Ruy Barbosa.

Prensa: Esse histórico é determinante para que a maior honraria da OAB leve seu nome, não é mesmo?

Eduardo: Sim, claro. Tendo em vista esse pequeno histórico do advogado, a OAB criou essa medalha máxima para ser concedida a advogados que se destacaram em suas áreas do Direito exercendo sua atividade por mais de cinquenta anos. É uma medalha nacional criada pela OAB e dada mediante um exigente processo feito para chegar-se a lista dos agraciados.

Prensa: Qual a comissão ordenou a entrega das medalhas?

Eduardo: Composta dos advogados Newton Fernandes de Farias que falou da homenagem, Aydil Lauria e Mauri Bernardes

Prensa: O prefeito André Granado esteve presentes prestigiando esse importante momento de sua carreira e reconhecimento de um morador ilustre do município não é?

Eduardo Almeida:
O nosso Prefeito deu uma passada rápida para me cumprimentar, não pode ficar mais tempo pois tinha extensa agenda para cumprir, mas mostrou que Búzios,  através do chefe do Executivo,  homenageia seus cidadãos.

Eduardo Almeida é advogado, foi delegado da polícia federal. tem o titulo de cidadão buziano e agora a honraria Sobral Pinto
Eduardo Almeida é advogado, foi delegado da polícia federal. tem o titulo de cidadão buziano e agora a honraria Sobral Pinto. escreve para o Prensa e é vice-presidente da Comissão de Direitos Homo afetivos da OAB-Búzios
Comentários

Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen windows 10 satın al windows 10 pro satın al