Prazo estipulado pelo executivo venceu nesta segunda-feira (11)
Nesta segunda-feira (11), venceu o prazo dado pelo prefeito Alexandre Martins para finalização da primeira etapa da obra da Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, que permitiria que os estudantes retornassem para o prédio em Manguinhos. Mas, diferente do que era esperado pelos pais, alunos e conselheiros da unidade, uma nova data foi estabelecida: 30 de abril. O novo prazo foi dado pelo vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira, no início da tarde desta segunda.
Segundo ele, o andamento dos trabalhos de execução da obra segue para a fase de conclusão e entrega, mas que a unidade ainda passa por finalizações internas e, para que não haja interrupções com ruídos e barulho, foi preciso adiar a data.
“Os trabalhos de instalação hidráulica, elétrica e estrutura predial interna encontram-se concluídos, e os demais serviços serão executados nas áreas externas, o que não impedirá o retorno das aulas e o funcionamento nas dependências internas do prédio”, destacou reforçando que mesmo com o adiamento a finalização será antes do previsto, já o prazo inicial era de oito meses.
A equipe da Prensa esteve visitando a unidade na semana passada. Até quarta-feira (6), estavam prontas sete salas, secretaria, cozinha e refeitório, pátio principal e área de serviço. Foram instaladas calhas no entorno do prédio para recolher água da chuva e manta impermeabilizante na laje para evitar infiltrações. Os quadros de energia ganharam novas caixas de distribuição de energia e as fossas novas tampas. Além disso, 80% das portas foram substituídas e toda escola recebeu pisos novos de porcelanato e as salas ar condicionados. Os banheiros estavam sendo finalizados com azulejos.
Desde o dia 7 de março, os alunos, provisoriamente, estão tendo as aulas no prédio da futura Escola Municipal Nobelina, na Ferradura. Os estudantes precisaram se adaptar aos espaços menores das salas de aula e dos banheiros. O prédio dessa unidade foi construído para ser uma creche, com toda estrutura para crianças pequenas. Além disso, conta com seis salas, duas salas, duas a menos que o prédio sede. A previsão inicial era que as obras terminassem em outubro, depois passou agosto, meados de abril e agora final de abril.
As obras eram para ter começado em 2021, mas o chefe do executivo assumiu que houve problemas internos no processo de licitação. As obras começaram na primeira semana de fevereiro.
Saiba mais sobre o assunto: