O nome do arquiteto Octavio Raja Gabaglia foi o escolhido pelos leitores do Portal Prensa de Babel como o ideal para batizar a ponte construída sobre o Canal da Marina, inaugurada no último dia 21 de dezembro. Ao todo, o nome de “Octavinho”, como é conhecido na cidade, recebeu 40,6% dos votos; seguido pelo do jornalista Marcelo Lartigue, fundador do jornal Perú Molhado e falecido em 2014, com 28,8%; e pelo do empresário Umberto Modiano, morto em 1991, com 25,4%. Os internautas que não escolheram nenhum dos nomes totalizam 5,2%. A votação iniciada em 22 de dezembro não teve caráter oficial para a escolha do nome da Ponte.
Entre as curiosidades da votação estão que Octavio Raja Gabaglia é a única das personalidades que ainda está viva, fato que poderia gerar contestações jurídicas se houvesse o interesse oficial de homenageá-lo. Além disso, o arquiteto é a única figura nascida no Brasil que teve o nome colocado na enquete. Lartigue era argentino de nascença, embora dono de um bom humor tipicamente brasileiro, enquanto Modiano nasceu na França. Além disso, o nome do empresário já batiza o aeroporto internacional da cidade.
Além da votação, a enquete registrou muitos comentários de buzianos que quiseram opinar sobre a questão. Uma leitora questionou as oções oferecidas pela sondagem.
“Desses três nomes, o Marcelo. Mas porque sempre as homenagens vão pra elite dentro de uma cidade cuja raíz é quilombola e caiçara? Tenho certeza de que há nomes mais célebres para essa ponte, assim como para nossas ruas, entre aqueles que realmente representam essa cidade”, disparou.
Quem é – Octavio Raja Gabaglia é arquiteto e urbanista e mora em Búzios desde a década de 1950. Ele projetou a Rua das Pedras e definiu o conceito arquitetônico da cidade, sendo autor da lei que mantém as construções da cidade em apenas dois andares. O profissional participou de projetos iniciais dos canais e ilha, e também na ponte, na década de 1980, que deram origem ao empreendimento Aretê.
Obra foi custeada pela iniciativa privada
A ponte do Canal da Marina em Búzios faz parte do projeto de requalificação da rodovia RJ-102, embora custeada pelo Fundo Opportunity Imobiliário. A construção permitirá o fluxo de embarcações para os demais canais que serão implantados posteriormente no bairro planejado Aretê Búzios, além de servir de mirante da Praia e Ilha Rasa.
Aprovada em 2012 pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER), a obra é parte das devolutivas do empreendimento ao município, como a rotatória construída em 2018 no mesmo trecho da via. O investimento por parte do Fundo Opportunity Imobiliário, desenvolvedor do empreendimento, é de cerca de R$ 10 milhões destinados à concepção, ao projeto, ao material, à mão de obra, e à execução da obra.