Search
Degradê com CSS

Enquete da Prensa indica nome de Octavio Raja Gabaglia para batizar nova Ponte do Canal da Marina

Arquiteto foi opção escolhida, com 40% dos votos; votação não tem caráter oficial
Octavio Raja Gabaglia Búzios

O nome do arquiteto Octavio Raja Gabaglia foi o escolhido pelos leitores do Portal Prensa de Babel como o ideal para batizar a ponte construída sobre o Canal da Marina, inaugurada no último dia 21 de dezembro. Ao todo, o nome de “Octavinho”, como é conhecido na cidade, recebeu 40,6% dos votos; seguido pelo do jornalista Marcelo Lartigue, fundador do jornal Perú Molhado e falecido em 2014, com 28,8%; e pelo do empresário Umberto Modiano, morto em 1991, com 25,4%. Os internautas que não escolheram nenhum dos nomes totalizam 5,2%. A votação iniciada em 22 de dezembro não teve caráter oficial para a escolha do nome da Ponte.

Entre as curiosidades da votação estão que Octavio Raja Gabaglia é a única das personalidades que ainda está viva, fato que poderia gerar contestações jurídicas se houvesse o interesse oficial de homenageá-lo. Além disso, o arquiteto é a única figura nascida no Brasil que teve o nome colocado na enquete. Lartigue era argentino de nascença, embora dono de um bom humor tipicamente brasileiro, enquanto Modiano nasceu na França. Além disso, o nome do empresário já batiza o aeroporto internacional da cidade.

Além da votação, a enquete registrou muitos comentários de buzianos que quiseram opinar sobre a questão. Uma leitora questionou as oções oferecidas pela sondagem.

“Desses três nomes, o Marcelo. Mas porque sempre as homenagens vão pra elite dentro de uma cidade cuja raíz é quilombola e caiçara? Tenho certeza de que há nomes mais célebres para essa ponte, assim como para nossas ruas, entre aqueles que realmente representam essa cidade”, disparou.

Quem é – Octavio Raja Gabaglia é arquiteto e urbanista e mora em Búzios desde a década de 1950. Ele projetou a Rua das Pedras e definiu o conceito arquitetônico da cidade, sendo autor da lei que mantém as construções da cidade em apenas dois andares. O profissional participou de projetos iniciais dos canais e ilha, e também na ponte, na década de 1980, que deram origem ao empreendimento Aretê.

Obra foi custeada pela iniciativa privada

A ponte do Canal da Marina em Búzios faz parte do projeto de requalificação da rodovia RJ-102, embora custeada pelo Fundo Opportunity Imobiliário. A construção permitirá o fluxo de embarcações para os demais canais que serão implantados posteriormente no bairro planejado Aretê Búzios, além de servir de mirante da Praia e Ilha Rasa.

Aprovada em 2012 pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER), a obra é parte das devolutivas do empreendimento ao município, como a rotatória construída em 2018 no mesmo trecho da via. O investimento por parte do Fundo Opportunity Imobiliário, desenvolvedor do empreendimento, é de cerca de R$ 10 milhões destinados à concepção, ao projeto, ao material, à mão de obra, e à execução da obra.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios celebra a 10ª edição do Pride com dois dias de festa e representatividade

Você conhece as Casas da Mulher Buziana? Mais de 100 vagas abertas para cursos gratuitos

Defesa Civil de Rio das Ostras emite alerta de ressaca com risco de alagamentos e ventos fortes

Cortes em camadas, franjas versáteis e estilos curtos ganham força nos cabelos das mulheres em 2025

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!