Após dia inteiro de instabilidades na energia devido às chuvas fortes, empresa Enel se pronuncia sobre serviço e ressarcimento de aparelhos danificados
Esta terça-feira (30) foi marcada por fortes pancadas de chuva que atingiram as cidades da Região dos Lagos desde a madrugada. Por conta dos temporais, alguns municípios enfrentaram instabilidades na energia elétrica durante todo o dia.
Na cidade de São Pedro da Aldeia, a população demonstrou insatisfação nas redes sociais, relatando que a energia com o intervalo de poucos minutos. Em alguns bairros, foi constatada a falta de luz desde a madrugada até o fim do dia. Além disso, moradores relataram que tiveram aparelhos elétricos queimados por conta dos picos de energia.
A Prensa questionou a Enel, empresa responsável pelo serviço na Região sobre a instabilidade. Em resposta, a companhia explicou que as chuvas, com ventos fortes e descargas atmosféricas, provocaram a interrupção e a oscilação do fornecimento de energia para alguns clientes da região.
A distribuidora afirmou que triplicou as equipes de manutenção e emergência em campo e incluiu times de outras áreas. A empresa afirmou que está trabalhando para normalizar o fornecimento de energia.
Em relação aos danos em aparelhos elétricos, a Enel informou que segue a Resolução 414 da ANEEL, que estabelece o procedimento a ser feito pelas distribuidoras de energia elétrica em caso de ressarcimento.
Os clientes lesados podem entrar em contato com a Central de Relacionamento da empresa, por meio do telefone 0800 28 00 120 ou comparecer em uma loja da Enel no prazo de 90 dias corridos, a contar da data provável da ocorrência, para dar entrada no pedido de ressarcimento.
Para dar entrada no processo, é necessário que o cliente:
• Seja o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência;
• Informe a data e o horário prováveis da ocorrência do dano;
• Relate o problema apresentado;
• Descreva as características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo, ano de fabricação etc.