Pular para o conteúdo
Search

Enel realiza regularização de cabos de telecomunicações em postes de Cabo Frio e Búzios

A inspeção tem por objetivo evitar acidentes e reduzir a poluição visual;

Enel Distribuição Rio realiza em março uma série de ações de regularização na fiação de telecomunicação dos postes dos municípios de Cabo Frio e Armação de Búzios, na Região dos Lagos. O objetivo da iniciativa é inspecionar a estrutura da fiação dos postes, além de retirar cabos e equipamentos de empresas provedoras de serviços de telefonia e internet, por exemplo, que se encontram irregulares. O calendário de regularizações começa nesta segunda-feira (6), em Cabo Frio.  

Na semana de 6 a 10 de março, as ações no município acontecem nas ruas Érico Coelho, Major Belegard, Francisco Paranhos e Avenida Lecy Gomes da Costa. Na semana de 13 a 17 de março, a regularização segue na Avenida Lecy Gomes da Costa, além da Avenida Joaquim Nogueira. De 20 a 24 de março, será a vez das ruas Jorge Lóssio e Mário Quintanilha. As ruas Rui Barbosa, Raul da Veiga e Rua do Moinho receberão ações de 27 a 31 de março e no dia 3 abril. O calendário de abril segue pela Rua José Paes de Abreu e Rua Grécia (dias 4, 5 e 6), Rua Inglaterra (7 e 10), Rua Alemanha (11 e 12) e Avenida Ézio Cardoso (13 e 14).  

Em Búzios, as inspeções acontecem na Avenida Bento Ribeiro Dantas, a partir do dia 13 de março. As ações no município seguem até o dia 6 de abril.  

De acordo com as Resoluções conjuntas 001/1999 e 004/2014 das agências reguladoras do setor elétrico e do setor de telecomunicações (Aneel e a Anatel, respetivamente) que tratam do compartilhamento de postes, as empresas que utilizam a estrutura devem seguir o plano de ocupação e as normas técnicas da distribuidora de energia local. O compartilhamento é o uso de uma mesma infraestrutura simultaneamente para a rede de distribuição aérea de energia e para as redes de telecomunicações. A gestão, nesse caso, é feita pela empresa titular do poste e o serviço se dá por meio de um contrato de aluguel.  

“As inspeções são fundamentais para garantir que o compartilhamento de postes seja feito de forma ordenada. Todas as empresas de telecomunicação são previamente notificadas sobre essas ações de regularização, bem como sobre as normas técnicas para uso e compartilhamento de postes.  Ainda assim, infelizmente, muitas empresas insistem em não cumprir as normas técnicas e acabam sobrecarregando os postes. Essa prática é muito nociva para a segurança dos clientes e para o fornecimento de energia.”, explica Paulo Eugênio Monteiro, responsável por Serviços Avançados de Rede na Enel Distribuição Rio. 

Redução da poluição visual   

A Enel Distribuição Rio realiza há mais de um ano ações de regularização na fiação de telecomunicação dos postes de sua área de concessão. A iniciativa integra as atividades regulares do plano de fiscalização da empresa, previsto para toda área de concessão. Além de combater irregularidades e reluzir o risco de acidentes, a regularização também tem o objetivo de diminuir o impacto visual causado pelo excesso de cabos. 

Para fazer denúncias sobre uma fiação irregular ou para saber se uma empresa está cadastrada, o cliente pode entrar em contato como a companhia pelo 0800 280 2375 ou pelo e-mail [email protected].       

Sobre a Enel Distribuição Rio  

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.   

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!