A loja móvel doada pela companhia a artesãos comunitários oferecerá produtos feitos a partir de materiais reciclados, como fios de telecomunicações, resíduos têxteis, tecidos de uniformes antigos da operação da Enel e embalagens tetrapak.
Rio de Janeiro, 5 de outubro de 2022 – Os visitantes da Feira Agropecuária Caminho Agro Rio – que começa nesta quinta-feira (6) e vai até domingo (9), no Parque de Exposições da Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio – terão a oportunidade de conhecer duas atrações com foco em consumo consciente de energia e economia circular: a Van Experience, da Enel Distribuição Rio, e a loja Móvel Artesania (apoiada pela Enel), com venda de produtos sustentáveis. Os dois veículos estarão no local nos dois primeiros dias do evento (6 e 7), das 14h às 20h. Com patrocínio da Enel e incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a programação do evento inclui mostra de artesanato local, shows, exposição agropecuária para fomento de agronegócios e as provas da etapa estadual Mangalarga Marchador.
A Van Experience proporciona aos visitantes jogos, vídeos interativos em telas touch, quadro de realidade aumentada e até um dispositivo de geração de energia solar no teto, que pode ser monitorado de dentro do veículo. A ideia é que o público tenha a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as fontes de energia utilizadas no Brasil e no mundo. Além disso, o espaço conta com um mapa tátil onde todos os visitantes, incluindo pessoas com deficiência visual, poderão visualizar o mapa do Brasil, com suas usinas hidrelétricas, solar e eólicas. Ferramentas de inclusão e acessibilidade, como uma rampa de acesso, audiodescrição, legendas para os vídeos, parede tátil e fones antirruído, também estarão disponíveis para que a experiência seja confortável e inclusiva.
Durante o evento, o Artesania – grupo sem finais lucrativos que fomenta o artesanato de forma integrada e criativa, dentro do conceito de economia circular e upcycle – fará exposição de produtos feitos a partir de materiais reciclados, como fios de telecomunicações, resíduos têxteis, tecidos de uniformes antigos da operação da Enel e embalagens tetrapak. Bolsas, brinquedos, ecobags, carteiras, estojos, bijuterias, agendas, capas de almofadas, porta-talheres, feitos com design diferenciado, estarão expostos estarão expostos na loja, doada pela Enel ao grupo. A Artesania oferece ao público o contato com a diversidade artística produzida pelos artesãos e estimula as cadeias produtivas locais da economia popular e solidária.
A Enel Rio participou também dos workshops de empreendedorismo artístico, realizados entre 27 e 29 de setembro em preparação para a feira, junto com o dançarino e coreógrafo carioca Carlinhos de Jesus, o estrategista fonográfico Geovane Bento, o músico e arranjador Rafael Senna, a advogada especialista em direitos autorais Priscilla Crespo e a coach de negócios Inessa Franco. Mariza Nascimento, especialista em Sustentabilidade da Enel Rio, falou sobre como a companhia fomenta o empreendedorismo nas comunidades do seu entorno, criando possibilidades de geração de renda, reconhecimento e desenvolvimento local. A partir do conceito de economia circular, a Enel atua na capacitação para a produção, gestão e comercialização de pequenos grupos produtivos comunitários, como é o caso do Artesania.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.