Uma operação do projeto Energia Legal, da Enel Distribuição Rio, identificou 369 irregularidades em medidores de energia em Unamar, distrito de Cabo Frio, na última semana. Segundo a empresa, 326 infrações foram detectadas em residências e outras 43 em estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes.
A iniciativa, que está na 78ª edição, já mapeou cerca de 28,9 mil casos de furtos e fraudes de energia desde 2019, abrangendo 29 municípios fluminenses. A concessionária destaca que 92% das ocorrências foram em residências e 8% em comércios.
De acordo com a Enel, ligações irregulares — conhecidas como “gatos” — são consideradas crime e podem resultar em pena de um a quatro anos de prisão, além da cobrança retroativa do consumo não registrado.
A empresa alerta ainda que ligações clandestinas colocam em risco a vida de quem manipula a rede e podem provocar acidentes graves ou fatais, além de prejudicar a qualidade do fornecimento para todos os consumidores.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo aplicativo da Enel Rio ou pela Central de Relacionamento no telefone 0800 280 0120.