Search
Degradê com CSS

Enel é notificada por poda indevida em Cabo Frio

Enel podou diversas árvores. Foto: Cocom Cabo Frio
Enel podou diversas árvores. Foto: Cocom Cabo Frio

A concessionária de energia elétrica que atua em Cabo Frio foi notificada pela Coordenadoria de Meio Ambiente da cidade por descumprimento das normas de poda e corte de árvores, após flagrante realizado na Rua Manoel Francisco Valentin, no último fim de semana. A empresa é a única que detém licença prévia para corte e poda, mas apenas em casos de necessidade, por causa da rede de energia elétrica e dentro dos padrões ambientais preestabelecidos, como, por exemplo, não retirar mais que 30% da copa das árvores.

Enel podou diversas árvores. Foto: Cocom Cabo Frio

O coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, relatou que “a notificação tem o objetivo de tornar claro tanto para a nossa Coordenadoria, quanto para a concessionária de energia, quais são os termos desta licença, tendo em vista que ela foi concedida no governo anterior, além de reforçar o cumprimento da legislação ambiental e expor que a concessionária deve fazer a retirada dos galhos e folhagens, o que não vem acontecendo”, afirmou.

Para a solicitação de corte ou poda, é necessário que o cidadão entre em contato com a Coordenadoria do Meio Ambiente, sediada na Avenida Vereador Manoel Antunes, 344, no bairro Braga, ao lado da pizzaria Toscana.  Após o contato, a Coordenadoria envia um biólogo para realizar a vistoria da árvore e confirmar as informações fornecidas pelos requerentes.

Após a vistoria, é elaborado o Relatório de Vistoria Técnica no qual são descritas as condições da árvore e, caso constatada a necessidade de corte ou poda, é emitida a autorização com a justificativa técnica do responsável pela vistoria. Caso autorizado o corte, é solicitada a compensação pela árvore a ser suprimida. A compensação implica no plantio de espécie(s) nativa(s) em local estabelecido pelos técnicos desta Coordenadoria, ou na doação de mudas nativas ao Horto Municipal de Cabo Frio, e posterior entrega da nota fiscal á COGEMA, e com aceite do responsável no horto municipal.

Em caso de flagrante de poda ou corte sem licença, o responsável é notificado a paralisar e, em caso de desobediência, multado.

A população pode denunciar cortes e podas irregulares pelo e-mail [email protected] ou na página do Facebook da Coordenadoria, no endereço https://www.facebook.com/cogemacabofrio.

A Coordenadoria do Meio Ambiente não realiza corte ou poda, apenas disponibiliza a autorização, sendo de total responsabilidade do requerente o co

ntrato de mão de obra para realizar o serviço.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios inicia cadastro para agricultores familiares com foco em políticas públicas de apoio ao campo

Espetáculo bilíngue “A BUSCA” promove acessibilidade cultural e reflexão sobre o feminino em Búzios

Escola Dominus promove “Arraiá” aberto ao público em Búzios

Festival Cores chega a Búzios com música, arte, bem-estar e experiências para toda a família

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!