O município de Armação dos Búzios também é conhecido pelo estilo de sua arquitetura, muitas vezes, encoberta pelo emaranhado de fios que existem nos postes da cidade. A poluição visual começou a ser parcialmente remediada esta semana, com o início da retirada da fiação sem uso da concessionária de energia elétrica Enel ao longo da Avenida José Bento Ribeiro Dantas.
Um cronograma de trabalho foi firmado em fevereiro, meses após o município obter uma decisão contra a Enel e outras empresas de telefonia e internet, na Justiça. Iniciada na segunda (13), a retirada dos cabos sem utilização deverá ser feita até o dia 6 de abril, no trecho que vai da agência da Caixa Econômica Federal, em Manguinhos, até o Centro.
“Entramos com essa ação no ano passado, e a decisão é do mês de novembro. E eles vão dar início ao trabalho no mês de março. Então a Procuradoria está de forma ativa, em cima das concessionárias, para o cumprimento da decisão liminar do doutor Raphael (Baddini de Queiroz, titular da 2ª Vara da Comarca de Búzios)”, explica o procurador-geral do município, Thiago Santos Ferreira.
Também no radar da limpeza estética dos postes buzianos está a badalada Rua das Pedras. A expectativa é que o trabalho esteja concluído até o fim do primeiro semestre.
“Primeiro, eles precisam concluir esse cronograma. E, após a conclusão dessa limpeza na José Bento Ribeiro Dantas, a gente conversa um novo cronograma. Porém, eu estou cobrando agilidade para a gente estar, até o fim do mês de junho, com essas duas etapas concluídas”, finaliza o procurador.