Search
Degradê com CSS

Encontro online de advogadas pretas do Brasil vai debater diversidade e empreendedorismo jurídico

A primeira edição do evento aconteceu em julho de 2021. Foto Divulgação
A primeira edição do evento aconteceu em julho de 2021. Foto Divulgação

Realizado pelo coletivo Dororidade Jurídica, segunda edição do Seminário vai contar com a participação da escritora Vilma Piedade e ocorrerá nos dias 04 e 05 de dezembro

A segunda edição do Encontro Online das Advogadas Pretas do Brasil, que terá como tema “Diversidade, Empreendedorismo Jurídico e Direito do Trabalho”, acontecerá nos dias 04 e 05 de dezembro. O Seminário Jurídico, realizado pelo coletivo Dororidade Jurídica, irá contar com uma série de palestras e debates para fortalecer os temas urgentes e que passaram por grandes transformações devido à Pandemia. Criadora da palavra “dororidade”, a escritora e professora, Vilma Piedade, é uma das convidadas do evento.

Vilma Piedade é a escritora que criou o termo Dororidade. Arquivo pessoal.

Durante o encontro, os inscritos participarão de palestras sobre “A discriminação da mulher hipossuficiente na Aplicação da Lei de Drogas (Lei 11. 343/06)”; “Direito Antidiscriminatório”; “Pessoas Trans a Lacuna do Poder Judiciário e o Direito Militar”; “Comprovando o Assédio e o Dano Moral na Justiça do trabalho”; “A Força da Advocacia Preta Feminina no Combate à Violência Obstétrica”; dentre outros.

Para uma das organizadoras, a advogada Mariângela de Castro, os assuntos retratados precisam ser amplamente debatidos e atualizados. “O novo cenário nos obrigou a repensar as formas de trabalho e a recriar novas dinâmicas de empreender, alavancando a advocacia preta. Além disso, ressalto que poucos eventos da advocacia no Brasil possuem a representatividade de profissionais pretos. Estamos partindo para a prática, a fim de mudar essa realidade, dando visibilidade as nossas competências profissionais. É preciso ficar claro que somos capazes de falar além do racismo”, diz ao lembrar de uma pesquisa do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), de 2019, que apontou que os negros representam 1% dos advogados de grandes escritórios.

O Seminário é aberto e quem quiser participar deve adquirir o ingresso neste link. No site também está a programação completa do evento.

DORORIDADE JURÍDICA – O coletivo nasceu após a criação de um pequeno grupo de Whatsapp composto por advogadas pretas. Atualmente, são 42 advogadas pretas espalhadas por todo Brasil, multiplicando as vivências e buscando por mais integrantes.  Entre as participantes estão: a maior referência preta em Direito Previdenciário do Brasil, Rafaella Lima; a escritora do livro “Torrente Ancestral, Vidas Negras Importam?”, Juliana Souza; e a advogada e ativista dos Direitos Humanos, coordenadora estadual Jurídica e de Comunicação do MNU-RJ e membra Fundadora do (Instituto da Advocacia Negra Brasileira), Margareth Ferreira.

O termo “Dororidade” nasceu da inquietude da escritora e professora, Vilma Piedade, frente à “Sororidade”, um termo fundamental para o Feminismo. “Sororidade une, irmana, mas não basta. O que parece unir todas as mulheres, sem diferença de raça, classe, etnia, é a dor. A dor da violência que sofremos no cotidiano, provocada pelo machismo e que atinge a todas. Mas nós, mulheres e jovens negras temos uma dor a mais: a dor provocada pelo racismo”. Para ela, o coletivo transforma a dor do racismo em potência, em aplicabilidade das leis, uma vez que um grupo de juristas negras sai do lugar da exceção, rompe a bolha da desigualdade, do machismo, da misoginia e do sexismo. É uma honra ter o conceito Dororidade, dando nome ao grupo”, finaliza a escritora.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sediará Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica durante a Búzios Sailing Week 2025

Longa-metragem nacional com Débora Falabella tem cenas gravadas em Cabo Frio com apoio da Prefeitura

Câmara de Búzios aprova reajuste para servidores e criação de novas gratificações

Decisão da Interfarma de vetar congressos em Búzios gera reação e mobilização de autoridades locais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!