O Senac RJ promove, nesta sexta-feira, 23 de março, em sua sede no Flamengo, encontro do Comitê Técnico Setorial sobre o setor do Turismo no Rio de Janeiro. Trata-se da primeira iniciativa de um amplo programa do Senac RJ voltado para o desenvolvimento dessa importante vocação do estado, responsável por movimentar diretamente R$ 26,6 bilhões em 2016, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Somados os impactos diretos e indiretos, o valor chegou a R$ 41 bilhões naquele ano. Tendo em vista a importância do setor, o objetivo do evento é promover a maior aproximação entre a instituição de ensino e representantes do turismo fluminense, identificar desafios, tendências, necessidades e sugestões desse mercado e reunir subsídios para o desenvolvimento de cursos e projetos educacionais alinhados às demandas dos empresários e da sociedade.
Constituído por representantes de empresas, associações de referência, sindicatos patronais e de trabalhadores, membros da sociedade civil, do meio acadêmico e de instituições de pesquisa, ciência e tecnologia, além de especialistas do próprio Senac RJ, o Comitê Técnico Setorial é uma ferramenta de escuta do mercado acerca das demandas do mundo do trabalho, da sociedade e dos diversos setores atendidos pela instituição.
Pela manhã, o encontro do Comitê Técnico Setorial terá a participação do administrador do Senac RJ, Luiz Gastão Bittencourt, e da alta liderança do Turismo para discutir soluções factíveis para o setor. A discussão vai embasar a criação de uma carta compromisso com as metas para o desenvolvimento do setor. A segunda parte do evento, à tarde, será uma reunião de trabalho dos profissionais e técnicos do setor em que, a partir das premissas propostas pela manhã pelos executivos e empresários, serão debatidos desafios e experiências positivas que vivenciam em seu local de trabalho, envolvendo o profissional de turismo, informações que poderão ser utilizadas para a atualização do portifólio dos cursos de educação profissional do Senac RJ.
Vocação Regional O estado do Rio de Janeiro é reconhecido como destino turístico tanto nacional quanto internacionalmente por possuir uma vasta oferta de atrativos turísticos, tanto culturais quanto naturais. Segundo dados do Senac RJ, o setor de turismo emprega mais de 300 mil profissionais fluminenses, em diversas ocupações, como camareiros e recepcionistas de hotel, agentes de viagem, entre outros, além de gerar renda para profissionais autônomos como guias turísticos e motoristas. Na cidade do Rio de Janeiro, a taxa de ocupação hoteleira supera os 40%, em média, nos últimos anos, atingindo 55% nos estabelecimentos de quatro estrelas. Os turistas vêm ao Rio de Janeiro tanto a lazer (41%), quanto a trabalho (41%).
Comitê Técnico Setorial – Turismo
23 de março de 2017
Senac RJ Sede (Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo)
Manhã
09h – Welcome Coffee
09h30 – Abertura – Presidência
09h50 – Palestra Antonio Henrique Borges Paula – Senac Departamento Nacional
10h30 – Apresentação da dinâmica
Identificação de futuro compartilhado através de um documento que será a base para discussão com média gestão, à tarde
11h30 – Encerramento
Tarde
14h30 – Abertura
14h50 – Apresentação Panorama Turismo
Cenário
Atuação Senac
Metas Futuras
Portfólio
15h10 – Apresentação da dinâmica
Construção de uma ideia do perfil do profissional do futuro a partir do documento gerado pela manhã
17h – Encerramento + coffee break