A terceira edição do Encontro de Cultura Popular, que aconteceu de sexta (1) a segunda-feira (4) na Escola de Arte e Ofício Zanine; promoveu um encontro de tradições e expressões culturais em Búzios. Com participação de mais de 50 municípios, 11 estados brasileiros e representantes de 11 países o evento se destacou como uma celebração única entre os agentes culturais.
O encontrou teve barraquinhas com comidas típicas e artesanatos, capoeira, jongo, apresentação circense, puxada de rede com caiçaras, contação de histórias, curta-metragem, Folia de Reis, entre outros.
Em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, a Orquestra Sinfônica Juvenil do Rio de Janeiro abrilhantou o encontro.
O ponto alto do encontro foi a premiação “Amigo da Cultura”, e no último dia, momentos solenes marcaram a ocasião, incluindo a apresentação do Livro do Tombo. Este livro, segundo o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi, vai registrar os bens materiais e imateriais históricos do município.
Na ocasião, foi apresentada documentações para o prefeito Alexandre Martins, abordando a abertura do Fundo Municipal da Cultura e a criação da Lei Zebina, que institui o “Dia Municipal da Mulher Quilombola Buziana” em 19 de dezembro. A Lei de Incentivo à Cultura Municipal de Armação dos Búzios também foi anunciada, uma ferramenta essencial para fortalecer as expressões culturais locais.