No Centro de Búzios, na Rua das Pedras, alguns empresários e comerciantes estão reclamando da quantidade Troller (caminhões de passeio) em frente aos seus estabelecimentos. “Expliquem-me se souberem, o que é que acontece na Rua das Pedras, que os Trollers estão em fila, tampando nossas lojas e levando nossos turistas embora, e pior com autorização da prefeitura. O dono dessa empresa trabalha no governo ou é muito amigo de alguém? A Rua das Pedras cheia, literalmente, de ônibus, trollers e vans”, reclamação de um dos comerciantes locais.
Após as reclamações, Secretaria de Turismo respondeu. “Esse procedimento já tem mais de 15 anos, pois quando a empresa de cruzeiro combina que virá a um destino e feito um compromisso com a Prefeitura que ela tem algumas obrigações, como ter Guarda Municipais no píer, pessoal de apoio no píer e um dos itens e dar total apoiou as excursões que são oficiais e vendidas pela companhia de cruzeiros e isso inclui ter os veículos ordenados para o embarque dos clientes”, alegando ser totalmente legal a prática.
O secretário de turismo, Augusto Cesar Fernandes, que é dono da empresa Tour Shop responsável pelos Trollers, também esclareceu as reclamações. “Clientes são os primeiros a desembarcar e a prioridade no embarque das excursões. Vale lembrar que esses mesmos passageiros voltam depois de duas horas todos para a Rua das Pedras para consumir e passear. Espero ter esclarecido a dúvida e me coloco a disposição para novos esclarecimentos”, disse Augusto.
Mesmo com as explicações da secretaria e do secretário, uma das empresárias ainda questionou a legalidade dos trollers. “Eles disseram que a empresa tem autorização. Não é parada, eram 6 trollers, três vans e uns três ônibus enfileirados na rua”, alertou a empresária.