Economia registrou 11 mil demissões este ano
Assim como todo o estado do Rio de Janeiro registrou a perda de 174.104 vagas de emprego, Macaé – considerada a capital do petróleo – deixou de contar com mais de 11 mil postos de trabalho. A solução para o empresariado local foi apostar na diversificação. Essa é a análise feita pela presidência da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM).
Francisco Navega, presidente da entidade, vê com receio os índices atuais de queda nas vendas e nas demissões. Segundo ele, de março a maio, Macaé teve uma queda de 25% nas vendas. Em junho, a recuperação foi de 4% a 5% menor que acumulado do ano.
Diversificação para melhorar
Como todo empresariado, Francisco Navega acredita que a diversificação é o caminho para melhorar a economia macaense. Para a categoria, a mudança na forma de vendas – como é o caso de delivery – está sendo a saída.
A ACIM ao longo deste ano intensificou as parcerias – com o Sebrae na busca de linhas de crédito e com a prefeitura, com linhas de renegociação – para mudar esse quadro negativo da economia local. Francisco Navega acredita que para 2021 a perspectiva é de recuperação com o fortalecimento do setor offshore, o forte braço econômico da cidade.