Com a presença do empresário e presidente do Búzios Convention & Vistors Bureau, Thomas Weber, representando o segmento empresarial, aconteceu nesta segunda-feira (10), na sede da OAB- Búzios, no Porto da Barra/Manguinhos, mais uma reunião do Coletivo de Segurança de Búzios. Havia cerca de 30 pessoas presentes no local.
O sistema de transmissão será através de rádio, perfazendo um total de 36 câmeras, sendo 16 patrocinadas pelo segmento empresarial e as restantes por particulares.
O segmento empresarial visitou um sistema em funcionamento na Barra da Tijuca/Recreio dos Bandeirantes, que além das câmeras conta com um sistema de informações captadas na rede social e aplicativos, inclusive na imprensa local, como forma de melhor identificar a mancha criminal. Como sugestão ainda, será utilizado um aplicativo para denuncias e comunicação de ocorrências nas duas comunidades, de forma a comunicar a Policia Civil e Militar, integrando-se ainda os Conselhos de Segurança Comunitária e Municipal. No momento já estão instaladas duas no Cruzeiro da Rasa, duas na área do DPO de Manguinhos , duas na sub estação , duas no trevo da ferradura, uma no Bosque de Geribá, uma no Pier e uma no shopping nº 1 e uma na Praça Santos Dumont. No trevo da barbuda ainda está sendo negociado com o proprietário da madeireira ITA, sem prejuízo daquelas que já existem em condomínios e residências e que serão linkadas com as demais, como por exemplo, próximo ao centrinho, em José Gonçalves, Tucuns e Cem Braças que serão linkadas através da Coopergeribá.
30 Câmeras de condomínio e residências de Geribá serão integradas ao sistema na próxima semana. Thomas lembrou que o projeto é privado, depende que os interessados tornem-se parceiros colaborando financeiramente para a implantação do sistema. Todo o conteúdo poderá será disponibilizado ao Poder Público para uso em projetos públicos de segurança ou mesmo para resolução de crimes e criação de uma mancha criminal para melhor atuação da guarda municipal, também estará disponível para uso das forças policiais do município.
No inicio das discussões, em fevereiro deste ano, que levaram ao levante social que fez nascer o Coletivo e também o Pacto entre tantas ideias a do monitoramento por câmeras foi a que mais ganhou força e tanto os empresários quanto a prefeitura apresentou um projeto de implantação de monitoramento por câmeras.
A Prefeitura informa que está fazendo um estudo mais elaborado para a aquisição de câmeras de maior definição, e qual a melhor conectividade para a implantação do sistema. O objetivo é realizar a ligação por fibra ótica.
.
O Coletivo
Uma nova composição da mesa foi apresentada para continuar com os trabalhos do Coletivo, ficando a cargo de Flavia Gaspar a condução da mesa a partir da próxima reunião, juntamente com Pâmela Cardoso que manterá, como advogada, o elo com a OAB/Búzios.
O segmento empresarial manterá o Coletivo informado sobre o andamento da implantação do sistema, prevendo-se uma próxima reunião daqui a 15 dias para atualização e acompanhamento das ações.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/02/13/buzios-pretende-virar-big-brother-em-prol-da-seguranca-publica/