Pular para o conteúdo
Search

Empresários da Costa do Sol se reinventam com criatividade durante a pandemia

Negócios do Interior do Rio usam criatividade para atravessar a crise

Quantas vezes você já ouviu que o mercado de eventos foi o primeiro setor a parar por causa da pandemia e será o último a retornar? E é exatamente isso. Nestes últimos quatro meses empresários amargam prejuízos, e vivem a incerteza da situação.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas e Eventos – Abeoc – somente nos dois primeiros meses da pandemia, o mercado teve um prejuízo de R$ 80 bilhões no Brasil. O setor de eventos vinha num crescente e foi um dos únicos a passar pela crise econômica em ascensão. Em 2019 o crescimento foi de 14%, e por isso trazia uma expectativa muito positiva para este ano.

Trazendo esta situação para o interior do Rio, o baque foi o mesmo. O setor de eventos sociais representa uma parte importante da economia e é um grande gerador de empregos e renda, além de impulsionar os pequenos negócios.

Especificamente no setor de casamentos e festas, totalmente engessado desde março, a pandemia adiou sonhos e fechou muitas portas. Mas como trabalhar com a alegria das pessoas requer sempre muita criatividade, estamos vendo empresários se reinventando e uma rede colaborativa trabalhando para enfrentar essa crise.

Os jovens Lorena Schuvartz e Fred Costa estavam há mais de um ano planejando o dia do casamento, marcado para 4 de abril em Rio das Ostras. Uma festa badalada para 250 convidados estava pronta quando chegou a pandemia. A notícia caiu como uma bomba e fez a noiva chorar e perguntar porquê?

Tiveram que arregaçar as mangas para negociar com os quase 20 fornecedores envolvidos na produção do casamento, que primeiramente foi adiado para outubro próximo, e nessa semana passou para novembro de 2021. “No primeiro momento foi um choque. Poderíamos imaginar qualquer tipo de imprevisto, menos uma pandemia. Quando adiamos a primeira vez, eu estava insegura, triste, mas agora, quando decidimos fazer a festa em 2021, estou em paz e vou aproveitar esse ano para fazer coisas que não tive tempo”, disse Lorena, que ficou encantada com a parceria dos fornecedores, que não pouparam esforços para atendê-la nas decisões.

Não está sendo fácil para os fornecedores que estão parados e vendo o faturamento de 2020 indo para o ano que vem. Mas muita gente está se reinventando e criando novos produtos e negócios.

O casal Marcos e Flávia Lobão, do Alquimia Bartenders, que fazem serviço de bartender em eventos, foi rápido. Já em março lançaram um serviço de drinks por delivery, uma novidade que agradou o mercado e incentivou a criação de outros produtos.

O Alquimia em Casa leva o blend, os acessórios e até os copos de 12 diferentes drinks para clientes em Rio das Ostras e Campos. Com isso, Marcos e Flávia conseguiram manter os funcionários e crescer a empresa. “A pandemia fez com que a gente tirasse do papel vários projetos que não tínhamos colocado em prática por falta de tempo. Vimos esse momento como uma oportunidade e deu certo!”, explicou Marcos que hoje já está oferecendo cursos de coquetelaria pela internet e para o Dia dos Pais vai lançar outro produto, os kits presente.

Com uma equipe gigante, capaz de fazer até quatro eventos ao mesmo tempo, o Buffet Gomes Barreto, de Campos, também apostou no delivery para tentar garantir o emprego de parte dos colaboradores, e também deu certo. Mais de 50% da equipe ficou, e eles conseguiram ajudar também parte dos freelancers.

A equipe de salgados produz para delivery, daqui a pouco outra parte vai trabalhar na pizzaria que está sendo montada no segundo andar do depósito de materiais, e em seguida, os empregados que foram dispensados devem voltar para atender a demanda da comida em casa que também vai sair do papel nos próximos meses. “Tínhamos uma estrutura muito grande e muitas famílias que dependiam de nós. Nos reinventamos e abrimos novos negócios, assim garantimos o emprego da maioria dos nossos funcionários”, contou o sócio Rafael Barreto, que acredita nesta rede de apoio mútuo para enfrentar este tempo.

Caminhando junto com os fornecedores e as noivas, debutantes e formandos, está quem trabalha com o objetivo de aproximar todo esse pessoal – os organizadores de feiras e eventos. As sócias Paula Meireles e Valéria Pinheiro, do Simplesmente Noivas, também estão com os negócios parados, mas na expectativa de um futuro agitado, estão sempre “inventando” formas de se aproximar dos consumidores e gerar negócios.

O Salão Simplesmente Noivas, é uma feira de negócios que divulga produtos e serviços para o público final e proporciona o network e a troca de experiências e conhecimento entre fornecedor há sete anos, em Rio das Ostras. “O Salão é um evento maior que reúne mais de 60 expositores por ano, e os Encontrinhos, que são menores, acontecem bimensalmente. Estamos impossibilitadas de realizá-los, pelo menos até agora, mas temos que estar unidos em nossas dores e trabalhar para ser lembradas como parceiras na hora de atender a demanda reprimida quando isso tudo passar. Uma das iniciativas foi a campanha ‘Não cancele, adie’, que lançamos nas nossas redes para incentivar o adiamento dos eventos e demos espaço para nossos parceiros”, disse Valéria.

Paula além de organizar eventos, é proprietária da Pousada Latitude 22 – Espaço de Eventos e conhece as duas faces do problema. “Não podemos desanimar nem parar. Estamos sempre apoiando as noivas e os fornecedores, e também estou me reinventando no meu próprio negócio. Como tenho um sítio muito grande, estou recendo artistas para lives e servindo de cenário para fotografias, porque são atividades que reúnem pouca gente”, contou.

Os eventos são alternativas para abertura de novos mercados, e as feiras também aquecem outros setores, o que as tornam mais atrativas para apostar na divulgação das empresas e das cidades.

A esperança de todo esse mercado é que, em breve, os eventos voltem a acontecer dentro de uma nova realidade. Serão menores, com muitos protocolos de segurança, mas com certeza muita alegria. 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.