Nessa última quarta-feira (2), o Procon de Cabo Frio teve na rodoviária Alexis Novellino. Nos dias após ao Rèveillon não faltaram reclamações dos consumidores que tentavam embarcar. A suspeita foi a prática de “overbooking”, que é a reserva/venda de passagens em número superior ao disponível, o que é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Segundo alguns passageiros, os atrasos chegaram a duas horas. Quem tinha passagem comprada para 7h30 só conseguiu partir por volta das 9h30. A administração da rodoviária disse que a média nos atrasos é de 40 minutos.
A Autoviação 1001, que faz a linha para a capital e norte do estado operou com cerca de 170 horários extras. O reforço é referente as cidades de Cabo Frio, Araruama, Arraial do Cabo, Saquarema, São Pedro da Aldeia e Búzios com destino ao Rio de Janeiro, Niterói e Baixada Fluminense.
A empresa foi intimada a esclarecer os fatos constatados e é passível de multa, caso o overbooking seja comprovado. De acordo com a empresa 1001, alguns ônibus tiveram dificuldade para chegar a rodoviária e algumas partidas sofreram atrasos por causa do trânsito nas ruas do município. “A empresa está trabalhando para regularizar a situação o mais rápido possível”, falou.
A empresa, em nota, “reitera que não houve irregularidades na venda de passagens e se colocará à disposição das autoridades para os devidos esclarecimentos”.