Search
Degradê com CSS
Publicidade

Empresa de alimentos que prestava serviços a Búzios está sendo investigada

Foto ilustrativa: Seduc-AM
Foto ilustrativa: Seduc-AM
Publicidade

A empresa de alimentos, Alimentação Global Service Ltda, que atuou como fornecedora das merendas do ensino de Búzios está sendo investigada pelo Ministério Público. Em abril de 2018, após denúncias, a Justiça de Búzios  cancelou o contrato da empresa com a Prefeitura. A empresa prestava serviço de preparação de alimentos e afins nas unidades escolares do município, o que gerou  protestos e até uma paralisação de merendeiras concursadas  em março.

O juiz Raphael Baddini entendeu que o contrato contraria a lei federal nº 11.947/2009, que estabelece que os recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Educação destinam-se apenas a aquisição de gêneros alimentícios, o que não abrange prestação de serviços de preparação e nutrição.  A decisão judicial também  ressaltou que as merendeiras e nutricionistas concursadas do município continuam trabalhando, o que caracteriza indícios de desvio de finalidade no contrato celebrado.

Na matéria do jornal O Dia, conta que em Mesquita, na Baixada Fluminense, o MP instaurou inquérito com base em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), concluída no fim do ano passado. Em 537 páginas, o relatório apontou que o prefeito Jorge Miranda (PSDB) contratou, sem licitação, a Alimentação Global Service Ltda (a mesma que esteve em Búzios) por R$ 7,5 milhões durante seis meses.

No entanto, segundo a CPI, havia um acordo ainda vigente com outra empresa para prestar o mesmo serviço. Integrantes da CPI também visitaram as 40 escolas municipais e encontraram comidas de má qualidade.

No retorno às aulas do segundo semestre, pais e filhos têm de volta a dura realidade das escolas públicas: merenda de má qualidade ou a falta dela. Levantamento do Ministério Público revela a existência de pelo menos 74 inquéritos abertos atualmente que investigam irregularidades no fornecimento de alimentos a crianças e jovens da rede municipal em 33 cidades do estado nos últimos sete anos, entre elas Búzios, na Região dos Lagos.

Uma denúncia relacionada a merenda escolar do município viralizou no último mês de abril nas redes sociais.  A postagem mostrava fotos de pedaços de carne impróprias para o consumo que, segundo a denúncia,  seriam servidas aos estudantes da rede pública de Búzios.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Alerj propõe projeto de lei em homenagem a jovem vítima de racismo em Maricá

Festival Rei e Rainha do Mar retorna às praias de Cabo Frio

Búzios abre inscrições para credenciamento de pareceristas da Lei Aldir Blanc 2025

Búzios avança na construção de nova Policlínica em frente ao HMRP

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade