Pular para o conteúdo
Search

Emenda propõe piso aos adicionais de servidores em Búzios

Câmara dos Vereadores. Foto Ascom.

A Câmara de Vereadores de Búzios aprovou nesta terça-feira (23) proposta de piso aos adicionais de insalubridade e periculosidade pagos aos servidores públicos municipais, de acordo com o previsto no Estatuto do Servidor de Armação dos Búzios (LC15/07). A proposta segue agora para aprovação na Comissão de Constituição e Justiça.

O Projeto de Emenda Aditiva 01/2018 é de autoria do vereador Lorram Silveira coautoria dos vereadores Adiel Vieira e Joice Costa. Esta visa somar o parágrafo único ao artigo 2º do PL 74/2018, orientando o pagamento do adicional de insalubridade com valor não inferior ao equivalente de 20% do salário mínimo vigente.

Atualmente, a lei dispõe que o adicional de insalubridade será correspondente aos percentuais de 5%, 10% e 20%, de acordo com os graus de mínimo, médio ou máximo, segundo avaliação de um perito baseado em características do local de trabalho e da função exercida por cada servidor. Já o adicional de periculosidade corresponde ao percentual de 10%, e o servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

“Nós constatamos que aqueles que recebem menos poderiam estar prejudicados dentro do percentual que o projeto de lei prevê, uma vez que o cálculo é em cima do salário-base. E hoje nós estamos garantindo que aquele que recebe, por exemplo R$ 1.200 – vamos exemplificar uma merendeira – vai ser garantido a esse servidor 20% de insalubridade baseado no salário mínimo.”, explicou Lorram Silveira, autor da Emenda. Desta forma, os servidores que recebem um vencimento menor terão o pagamento correspondente ao salário mínimo e não mais ao salário base.

A Vereadora Joice Costa também se pronunciou lembrando que antes, na Prefeitura, o pagamento era feito desta forma também. O Projeto de Emenda Aditiva 01/2018 foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça para ser analisado. Se for aprovada, a emenda se incorporará ao projeto principal a partir da sua aprovação.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!