Em nota, a Secretaria de turismo do Rio disse que o secretário ao saber do fato ficou perplexo e cobrou explicações
Sobre o caso da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) ter compartilhado nesta terça-feira (4) em seu perfil oficial nas redes sociais um relato, em inglês, de uma turista que disse ter sido assaltada no Rio de Janeiro e que, por isso, recomenda aos turistas que não visitem a cidade, a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (SETUR-RJ) emitiu nota à imprensa na tarde nesta quarta-feira (5).
A nota afirma que logo que soube do fato, o secretário Turismo do Rio, Otavio Leite, ficou, de acordo com a nota, perplexo, e imediatamente entrou em contato com o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, que garantiu que já estão apurando junto à Polícia Federal, a suspeita do post ter sido feito e compartilhado nas redes oficiais por um hacker.
O secretário ainda afirmou que irá acompanhar, detalhadamente a apuração.
Para Octavio o Rio de Janeiro vive um novo momento de soerguimento do turismo, com expectativas muito promissoras nessa temporada, com a presença de milhares de turistas nacionais e internacionais.
Tradução do texto que ficou no ar até a manhã desta quarta
“Rio é uma linda cidade, mas só beleza não é suficiente.
Eu passei apenas 3 dias no Rio com a minha família, e nesses 3 dias:
– minha família e eu fomos roubados;
– minha irmã de 9 anos testemunhou um roubo violento.
Eu não posso recomendar uma visita a uma cidade onde eu senti medo até de sair do apartamento.
Espero que as coisas melhorem no futuro e que os moradores e turistas possam aproveitar o que o Rio tem a oferecer”.
Em nota enviada ao portal G1, a Embratur disse que seu post foi um “equívoco” e que trabalha para a promoção internacional do turismo no país.