Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Em Rio das Ostras, crianças aprendem a cuidar de horta na escola

Cerca de 60 alunos participam da ação / foto divulgação

Reflexões sobre a proteção do meio ambiente e a alimentação saudável foram intensificadas entre estudantes de Rio das Ostras. Cerca de 60 alunos do 1º ao 5º ano do Colégio Conceito colocaram a mão na terra para plantar mudas e regar uma horta suspensa dentro da escola. Por causa disso, discutiram como a reciclagem de materiais podem evitar o descarte ainda maior de resíduos.

A horta foi criada na Semana do Meio Ambiente, mas seguirá a fazer parte da rotina dos estudantes. Uma vez por semana, cada turma irá regar e cuidar das mudas plantadas, acompanhando o desenvolvimento delas. Além disso, para arrumar o espaço onde cada tempero foi plantado, garrafas pet foram levadas pelos pequenos até a escola. Esta foi uma maneira de abordar também a necessidade da seletividade do lixo e da reciclagem.

Na horta suspensa, foram plantadas mudas de manjericão, louro, pimentas, hortelã, entre outros. De acordo com a professora de Ciências, Elisângela de Paula, que orientou a atividade, a horta vai promover ainda no dia a dia dos alunos a reflexão sobre a sustentabilidade e a alimentação saudável. “Procuramos mudas de temperos por estes serem de uso comum de muitas mães e pais em casa.  Colocar a mão na terra e senti-la é uma forma de incentivar a preservação também”.

A professora conta ainda, que a curto prazo, a horta possibilita o contato com a terra, o que muitas crianças não tem. “Ainda nesta linha, acompanhar o crescimento das mudas estimulará a importância da natureza e da alimentação saudável”, conclui Elisângela.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeito de Búzios confirma avanço nas discussões sobre Taxa de Turismo Sustentável

Outubro Rosa mobiliza Estado do Rio e municípios da região com ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero

Documentário resgata história do Canal Campos-Macaé no 1º Circuito Macaense de Cinema Independente

Cabo Frio celebra diversidade com show de Ana Carolina na 20ª Parada do Orgulho LGBTI+

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]