Search
Degradê com CSS

Em Rio das Ostras, artistas são orientados sobre auxilio emergencial por webconferência

Representantes-da-Fundação-e-do-Conselho-Municipal-de-Cultura-apresentaram-a-lei-de-emergência-cultural-e-responderam-as-dúvidas-em-webconferência_Foto-Jorge-Ronald-1

A Fundação Rio das Ostras de Cultura promoveu na noite de quinta-feira, 25, uma webconferência para prestar esclarecimentos sobre a Lei Aldir Blanc. Aprovada na Câmara Federal e no Senado, a nova legislação vai destinar R$ 3 bilhões ao setor criativo e cultural de estados e municípios. O recurso garantirá auxílio emergencial aos trabalhadores do setor, manutenção de espaços artístico-culturais e a promoção de instrumentos como editais e prêmios.

Na abertura da webconferência, Cristiane Régis, presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, falou da importância da Lei Aldir Blanc, que foi sancionada nessa segunda-feira (29). Agora só falta a edição de uma medida provisória pelo Governo Federal para disciplinar a execução orçamentária da proposta. A legislação garantirá o repasse de R$ 1,04 milhão, aproximadamente, para o setor artístico-cultural da Cidade.

“A Lei Aldir Blanc está trazendo esperança e mostrando a importância da classe artística em nosso país. Rio das Ostras se encontra na vanguarda do setor, já que temos o Sistema Municipal de Cultura bem estruturado, com Plano Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e um atuante Conselho Municipal de Cultura. Com essa experiência, estamos cooperando com a organização das demais Cidades da Baixada Litorânea”, afirmou Cristiane.

Quem participou da webconferência, que foi transmitida ao vivo e ainda está disponível no Facebook da Fundação de Cultura, pôde ter seus questionamentos respondidos. O objetivo foi prestar esclarecimentos e ajudar os trabalhadores do setor a se organizar, levantando já os documentos necessários para receber o auxílio emergencial.

Além de Cristiane Régis, participaram como conferencistas Carlos Henrique Pimentel, Mariana Gomes e Renata Cabral, integrantes da equipe Superintendência de Políticas Públicas de Cultura; Ubiratan Nunes, presidente da Comissão Permanente de Licitação de Cultura e Micha Devellard, presidente do Conselho Municipal de Cultura. Cada um deles apresentou aspectos importantes dessa nova lei.

Cantora e compositora atuante na Cidade, Micha Devellard destacou a importância da união entre o poder público e a sociedade civil. “Vamos precisar do trabalho de todos, até mesmo daqueles que não são do setor artístico-cultural e podem levar essas informações sobre a lei adiante. Os artistas devem organizar seus portifólios e documentos para ter direito ao auxílio que vem para o setor e nós, do Conselho, estamos à disposição para ajudar”, concluiu Micha.

Outras orientações sobre a Lei Aldir Blanc podem ser obtidas na Fundação Rio das Ostras de Cultura pelo telefone (22) 2764-6376. A webconferência está disponível para visualização no link: https://www.facebook.com/frcriodasostras1997/videos/312599109907752/?vh=e&d=n.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Você conhece as Casas da Mulher Buziana? Mais de 100 vagas abertas para cursos gratuitos

Defesa Civil de Rio das Ostras emite alerta de ressaca com risco de alagamentos e ventos fortes

Cortes em camadas, franjas versáteis e estilos curtos ganham força nos cabelos das mulheres em 2025

Justiça mantém suspensão de licença para novo trecho da RJ-102 em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!