Em passagem por Bauru (SP) nesta quinta-feira (5), Ciro Gomes voltou a ressaltar a importância do estado de São Paulo para a retomada do crescimento do país.
Em entrevista a um canal de televisão local, a “TV Preve”, o pré-candidato do PDT ao Palácio do Planalto disse que o estado “é, a um só tempo, o centro da crise brasileira e o centro para a saída da crise”.
“É aqui que está a ciência, a tecnologia do país. É aqui que está o empreendedorismo de várias vocações. Portanto, nós precisamos agitar São Paulo porque o Brasil, mais uma vez, está precisando de São Paulo”, enfatizou.
Ciro Gomes, que já foi ministro da Fazenda no governo Itamar Franco, tem defendido que a geração de empregos no Brasil deve ser pensada a partir da realidade de cada estado.“A construção civil, por exemplo, só ela já matou nos últimos anos em São Paulo quase 400 mil empregos”.
De acordo com o presidenciável, “obra parada é o que não falta para todo lado, porque se retirou os mecanismos de financiamento, de infraestrutura do Brasil”. “Enquanto nossa gente está obrigada a viver no biscate, como se chama lá no Nordeste”.
Ainda quando o assunto é a geração de emprego, Ciro Gomes tem criticado a reforma trabalhista aprovada pelo governo Michel Temer em 2017. Segundo ele, a nova lei é uma selvageria com o trabalhador. Ele ressalta, porém, que não é preciso ter medo de modernizar as leis trabalhistas, no entanto é preciso fazer uma reforma justa, moderna, e que leve em consideração as relações saudáveis entre empregado e patrão.
Por João Paulo Machado