O Sindicato lembra que o setor bancário dispõe de ferramentas tecnológicas que dispensam tal procedimento.
A Prefeitura Municipal de Macaé pagará ajuda financeira á cerca de 42 mil estudantes da rede pública municipal, que receberão em parcelas mensais, sucessivas e não acumuláveis o valor de 200,00 em decorrência da situação de emergência estabelecida pela pandemia de coronavírus como já noticiado pela Prensa.
A medida, bem vinda as famílias desses estudantes durante o resseso escolar devido a obrigatoriedade do isolamento social, preocupa o Sindicato dos Bancários de Macaé, de que a operacionalização dos pagamentos se dê por Ordem de Pagamento, com a obrigatoriedade do comparecimento dos responsáveis dos beneficiários às agências bancárias, o que pode gerar aglomeração desnecessária que colocará em risco os bancários e clientes. O Sindicato lembra que o setor bancário dispõe de ferramentas tecnológicas que dispensam tal procedimento.
Conforme o projeto de lei 001/20, o pagamento do auxílio será operacionalizado pelo Banco Itaú Unibanco, por meio de ordem de pagamento a ser emitida em nome do estudante beneficiário. O valor devido para cada estudante poderá ser sacado mediante a apresentação de documento original do estudante ou de seu representante legal, em até sete dias após a data da disponibilização do crédito, de acordo com o calendário de pagamento, a ser divulgado.
“Estaremos enviando ofício ao banco nessa sexta feira (3) para cobrar do banco uma forma de contornar essa situação. Contamos com a sensibilidade de todos nesse momento, pois afinal de contas, lutamos todos juntos por um objetivo nesse momento; o de conter o avanço do coronavírus, evitando ao máximo aglomerações, preservando assim, não somente a integridade dos profissionais bancários que trabalham dentro das agências bancárias, mas também o público usuário em geral”, afirma Wagner Figueiredo, presidente do Sindicato dos Bancários.
Até ás 15h desta quinta-feira no site da Prefeitura de Macaé uma mensagem informava que já havia sido realizados 6 mil cadastramentos. O acesso em massa está provocando lentidão no sistema.
Uma alternativa
O pagamento do auxílio será operacionalizado pelo Banco Itaú e Unibanco, uma alternativa pode ser o aplicativo de abertura de conta online.