Pular para o conteúdo
Search

Em Macaé Procon fiscaliza 70 comércios para coibir preço abusivo

Os produtos mais reclamados nas denúncias são alho, ovos, tomate, cebola, leite, feijão, batata, além do álcool em gel.

Lei estabelece que deverão ser considerados os preços praticados em 1º de março de 2020

O Procon Macaé fiscalizou, até quinta-feira (2), cerca de 70 estabelecimentos comerciais na cidade para coibir o aumento abusivo de preços de alimentos, materiais de limpeza e produtos de higiene utilizados na prevenção ao coronavírus.

Segundo o Procurador Adjunto do Procon, Carlos Fioretti, os produtos mais reclamados nas denúncias são alho, ovos, tomate, cebola, leite, feijão, batata, além do álcool em gel.

“Com base na Lei Federal n.º 1.521/51, art. 4º, e no Código de Defesa do Consumidor (CDC, art. 39, X), além da Lei Estadual nº. 8.769/2020, o aumento, sem justa causa, do preço de produtos e serviços, abusando da premente necessidade do consumidor, principalmente nesse período de pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus, constitui prática abusiva e crime contra a economia popular, cuja punição é a pena de detenção, de seis meses a dois anos, e multa”, explicou o Procurador Adjunto.

A Lei Estadual nº. 8.769/2020, em seu artigo 1º, também estabelece que, para os fins da definição de majoração de preços, deverão ser considerados os preços praticados em 1º de março de 2020.

Carlos Fioretti detalhou os procedimentos e as medidas tomadas. “Para haver prudência nas notificações, solicitamos a cada estabelecimento as notas fiscais dos produtos que compõem a Cesta Básica Nacional, além dos itens de limpeza e higiene utilizados para prevenção ao coronavírus, que devem ser apresentadas em até 72 horas, para análise do nosso departamento jurídico”, ressaltou.

O Procurador Adjunto afirmou que as demandas recebidas pelo e-mail do Procon Macaé e através do Aplicativo MacaeApp são registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) e repassadas para os fiscais que estão atuando na rua. Os demais colaboradores permanecem trabalhando em sistema home office.


Interrupção dos serviços essenciais

O Procurador Adjunto informou aos consumidores que está proibida a interrupção de serviços essenciais por falta de pagamento, pelas concessionárias de serviços públicos, isto é, o fornecimento de água e tratamento de esgoto, gás e energia elétrica não poderão ser suspensos na hipótese de inadimplência do consumidor anterior a março de 2020. Isto está previsto no artigo 2º, inciso primeiro, da Lei Estadual nº. 8.769/2020. A medida é extensiva aos Microempreendedores Individuais (MEIs), às Micro e Pequenas Empresas, bem como aos optantes pelo regime de arrecadação denominado Simples Nacional.

Consumidores que desejarem denunciar, devem entrar em contato com o Procon Macaé pelo e-mail [email protected], ou através do Aplicativo MacaeApp (disponível para Android e IOS).

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.