Menu

Cidades

Em Macaé o auxílio emergencial do Governo Federal pode beneficiar quase 100 mil profissionais informais 

unnamed (1)

Para quem tem CadUnico o “coronavaucher” começa a ser liberado nesta quinta (9)

Assim como em diversas cidades do país, Macaé está com as atividades comerciais suspensas e cumprindo a recomendação das organizações de saúde para o isolamento social voluntário. A medida é uma forma de prevenção ao novo Coronavírus, mas tem deixado muitas famílias preocupadas com as contas e até mesmo como vão fazer para levar alimento à mesa. Diante dessa dificuldade, uma ajuda do Governo Federal  chega em boa hora para quase 100 mil profissionais informais no município. A previsão é que os pagamentos do auxílio emergencial iniciem nesta quinta-feira (9) de forma segmentada. 

Fazem parte do grupo que vai receber o auxílio financeiro microempreendedores individuais (MEI);  contribuinte individual da Previdência Social; trabalhador Informal; beneficiário do Bolsa Família. Em Macaé, o “coronavaucher” deverá atender 87.421 mil trabalhadores que vivem na informalidade, profissionais que não são registrados, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) de 2010, última atualização até o momento. Inclusive a pesquisa aconteceria este ano, mas foi adiada para 2021 devido à crise do Coronavírus. 

Com redação aos microempreendedores individuais o número é 14.894, conforme dados cadastrados no Portal do Empreendedor até 7 de abril de 2020. Já os macaenses de baixa renda cadastrados no Bolsa Família são 11.254, de acordo com o levantamento da Prefeitura. 

O benefício no valor de R$ 600,00 será pago em três parcelas, sendo duas ainda no mês de abril, para até duas pessoas da mesma família. No caso da mulher ser a única responsável pelas despesas da casa, o valor pago mensalmente será de R$1.200,00. O auxílio emergencial  foi dividido em três categorias: cidadãos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico); público cadastrado via aplicativo ou site do benefício; e beneficiários do Bolsa Família. 

Receberão de forma automática, já nesta quinta, os inscritos no CadÚnico até 20 de março que cumprem os requisitos legais, não façam parte do Bolsa Família e tenham conta poupança na Caixa Econômica ou conta no Banco do Brasil. Quem não tem conta nesses bancos federais, o crédito será feito na poupança social digital da Caixa, criada automaticamente e sem custo para o beneficiário. 

Os cidadãos que se enquadram na lei mas estão fora do CadÚnico devem registrar a autodeclaração a site auxílio.caixa.gov.br ou no aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, lançado na terça-feira (7). A previsão é de crédito em conta de qualquer instituição financeira indicada no momento do cadastro ou na poupança social digital Caixa, aberta automaticamente em nome do trabalhador, sem custos, a partir da próxima terça-feira (14).

Para beneficiários do Bolsa Família, a avaliação de elegibilidade será automática, prevalecendo o benefício que garantirá maiores recursos ao cidadão, com pagamento nos mesmos dias do calendário regular Bolsa Família, e pelos mesmos meios de recebimento.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Ambulantes de Búzios terão de realizar recadastramento anual

São Pedro disponibiliza pontos de coleta para doações ao Rio Grande do Sul

Empresários de Rio das Ostras podem participar de sessão de negócios gratuita

São Pedro oferece gratuitamente órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção