Pular para o conteúdo
Search

Em Macaé Câmara aprova lei que obriga placas com itinerários da SIT nos pontos

Foto Tadeu Mouzer

 

Aprovado na manhã desta terça-feira (8), na Câmara de Macaé, o Projeto de Lei nº L-064/2017, de autoria do vereador Marcel Silvano, que dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação, nas paradas de ônibus, de placas com a indicação do número das linhas, dos horários e mapas dos itinerários e meios de integração nos terminais rodoviários. O projeto foi aprovado pelos 14 vereadores presentes e segue para o Executivo sancionar.

 

Esta é uma das demandas apresentadas pelos usuários dos transportes, que já sofrem com a precariedade do serviço oferecido pela SIT, além dos atrasos recorrentes dos ônibus, o que prejudica a logística dos que precisam trabalhar, estudar e executar suas tarefas rotineiras ou não.

 

  Foto Tadeu Mouzer

Foto Tadeu Mouzer

Marcel Silvano é um dos vereadores que lidera os debates no parlamente quanto à necessidade de melhorias no sistema de transporte, concedido a uma empresa que já décadas detém o monopólio e não cumpre com o seu dever em atender os usuários com qualidade e dignidade.

 

“Volta e meia recebemos  reclamações que um itinerário que passava em determinado trecho mudou do dia para noite, deixando a população andando mais do que estava acostumada, em regiões com mais dificuldade de acesso, com menos iluminação. Acredito que é um PL muito singelo, mas que dialoga com a necessidade, pelo menos de transparência e acesso à informação, no que é o sistema de transporte do município”, disse Marcel.

 

Com a lei sancionada, as concessionárias dos serviços de transporte coletivo urbano serão obrigadas a implantar as placas informativas nos pontos de ônibus, que deverão ser padronizadas, proporcionando fácil visibilidade ao usuário. Elas também deverão conter inscrições em Braille para promover a acessibilidade aos deficientes visuais e afixadas em no máximo 1,60m do piso de instalação dos pontos de ônibus.

 

Segundo o PL, as medidas e a aplicabilidade desta lei deverão ser acompanhadas pelo Poder Executivo. Assim que sancionada a lei, as empresas concessionárias terão um prazo de 60 dias para cumprirem, devendo a Administração Pública notificar imediatamente as mesmas.

 

“Precisamos regular, melhorar, propor medidas que deem ao cidadão um transporte com mais qualidade e dignidade, já que não temos a tão cobrada transparência, as planilhas de lucro da empresa e nem a CPI do transporte que foi aprovada para abrir a caixa preta da SIT que ninguém abre”, concluiu o vereador.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.