Pular para o conteúdo
Search

Em franca recuperação econômica, Macaé se destaca na geração de empregos

Município está no pódio na criação de vagas no estado do Rio; melhoria chega a outros setores
O município comemora a chegada de investimentos feitos por empresas nas áreas de saúde, como do varejo, construção civil e petróleo e gás- Crédito da foto: Bruno Campos (PMM)

Após um período difícil, prejudicado pela pandemia, Macaé dá a volta por cima e reencontra o rumo que a tornou uma das cidades mais prósperas do interior do estado do Rio. Os números oficiais mostram que o município está com o mercado de trabalho aquecido, depois de um aumento significativo nas taxas de desemprego.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, Macaé criou 4.672 empregos de carteira assinada, de janeiro e abril deste ano, atrás apenas da capital (17.465) e de Magé, na Baixada Fluminense (6.763). Levando-se em conta o período dos últimos 12 meses, de maio de 2022 a abril deste ano, a cidade lidera o ranking no interior, com 10.671 postos formais de trabalho.

O reaquecimento ocorre em um momento em que o município comemora a chegada de investimentos feitos por empresas nas áreas de saúde, como do varejo, construção civil e petróleo e gás. Não à toa, a entrada de capital privado é aguardado com ansiedade pelo governo macaense para a promoção do desenvolvimento.

Parceria com a iniciativa privada para avançar

Nesta segunda (26), a Procuradoria Geral do Município divulgou alterações na Lei Complementar n. 283/2018, que institui o Programa de Desenvolvimento Avança Macaé, por meio da publicação da Lei Complementar n. 321/2023. A medida prevê a contribuição da iniciativa privada em implementação de infraestrutura e serviços de responsabilidade do Município, tendo os valores investidos deduzidos de taxas, impostos e outros tributos municipais.

O objetivo é fomentar ações que beneficiem o desenvolvimento econômico e social da cidade, além da geração de empregos. Com as mudanças, o direito de compensação terá vigência máxima de 30 anos, contados a partir do início da implantação do projeto aprovado. Estará limitado ao valor correspondente às despesas havidas pelo contribuinte com o projeto e será corrigido monetariamente pelo IPCA, ou índice que vier a substituí-lo, até sua completa compensação.

O direito de compensação de valores futuramente devidos a título de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) apenas poderá ser usufruído a partir do início da implantação do projeto aprovado.

Pelo programa, poderão ser contemplados com o benefício projetos de iniciativas empresariais que visem à diversificação da atividade econômica e geração de renda ou de emprego diretos ou indiretos; obras de infraestrutura no município; atividades que incrementem a pesquisa, ciência e tecnologia; ações de formação e treinamento de mão de obra especializada e implementação de novas fontes energéticas, principalmente as renováveis e de menor impacto ambiental.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.