Muitos turistas e visitantes passam pela Praia do Forte em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O local também chama atenção pelo fomento a acessibilidade e a inclusão social, promovidas pelo Instituto SOMAR- Turismo Adaptado. Há três meses, a ONG desenvolve experiências de lazer para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida gratuitamente, com atividades de banho assistido, surf adaptado e jogos ambientais oferecidas com infraestrutura necessária e profissionais capacitados.
Pelo contato com uma amiga deficiente, a Fabíola Faggion e Paloma Arias resolveram criar o projeto. Uma amiga da Fabíola se tornou paraplégica após um acidente e Paloma tinha a mãe cadeirante e enfrentava dificuldades em encontrar espaços de lazer para passar férias com a família.
O instituto iniciou os serviços em 2017 como negócio social e recentemente migrou para ONG oferecendo as atividades gratuitas, aceitando apenas doações de quem se disponibiliza a contribuir com o projeto. “Experiências aliadas aos conhecimentos adquiridos durante nossas vidas profissionais nos motivaram a promover a acessibilidade no turismo”, falou as criadoras.
A ONG atende cerca de quatro pessoas por semana. Os serviços devem ser agendados previamente pelos telefones (22) 98803-3518 e (22) 98818-1408. As atividades acontecem às terças, quintas e sábados, sujeitas a cancelamento sem aviso prévio de acordo com as condições climáticas.