Pular para o conteúdo
Search

Em Búzios, turistas são socorridos após cair em vala na Praia de Geribá

Um morador registrou na tarde desta quinta-feira (25) o atendimento prestado pelos guarda vidas da praia de Geribá, em Búzios. Nas imagens, disponibilizadas pela página Búzios Notícias, é possível ver a turista já na areia recebendo os primeiros atendimentos. Os guardas envolvidos foram Juca, George, Luiz, Wallace e Juninho.

Saiba como identificar valas e prevenir acidentes

Dentro da linha imaginária vermelha  pode-se observar uma menor ausência de ondas e espumas brancas. Neste local a ondulação, para formar a onda e ”quebrar”, precisa encontrar uma barreira mais rasa, impedindo que avance e consequentemente quebre sobre a areia. Quando identificar essa ausência ou menor quantidade de ondas no mar, é sinal que existe uma Corrente de Retorno.

Como lidar com a situação?

1) Mantenha a calma; (o pavor gasta energia e ainda pode beber água)
2) Não gaste energia remando contra a maré; (remar na direção do mar dentro de um canal é inútil, nem os Guarda Vidas farão isso, que dirá você)
3) Olhe para os dois lados a sua volta para identificar a direção que a corrente lhe empurra, e identifique onde está o banco de areia mais perto para que você use a força do mar, a corrente, a seu  favor, para que chegue no seu objetivo que é sair da corrente e colocar o pé na areia;
4) Nade sempre lateralmente, no sentido paralelo à areia da praia, até sair da corrente; (nunca em direção à praia, pois será inútil. Reme para as ondas, por incrível que pareça, são elas que te devolverão à areia)
5) Quando sentir que já está na zona das ondas (de impacto), sem a correnteza lhe puxando, aí sim comece a nadar em direção à praia, use as ondas para impulsioná-lo para a areia, pois a força delas te ajudará a gastar menos energia.
Mesmo tomando caxotes e caldos, lembre-se, o importante é sair vivo!

 

(*) Com informações do Búzios Notícias

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.