Um morador registrou na tarde desta quinta-feira (25) o atendimento prestado pelos guarda vidas da praia de Geribá, em Búzios. Nas imagens, disponibilizadas pela página Búzios Notícias, é possível ver a turista já na areia recebendo os primeiros atendimentos. Os guardas envolvidos foram Juca, George, Luiz, Wallace e Juninho.
Saiba como identificar valas e prevenir acidentes
Dentro da linha imaginária vermelha pode-se observar uma menor ausência de ondas e espumas brancas. Neste local a ondulação, para formar a onda e ”quebrar”, precisa encontrar uma barreira mais rasa, impedindo que avance e consequentemente quebre sobre a areia. Quando identificar essa ausência ou menor quantidade de ondas no mar, é sinal que existe uma Corrente de Retorno.
Como lidar com a situação?
1) Mantenha a calma; (o pavor gasta energia e ainda pode beber água)
2) Não gaste energia remando contra a maré; (remar na direção do mar dentro de um canal é inútil, nem os Guarda Vidas farão isso, que dirá você)
3) Olhe para os dois lados a sua volta para identificar a direção que a corrente lhe empurra, e identifique onde está o banco de areia mais perto para que você use a força do mar, a corrente, a seu favor, para que chegue no seu objetivo que é sair da corrente e colocar o pé na areia;
4) Nade sempre lateralmente, no sentido paralelo à areia da praia, até sair da corrente; (nunca em direção à praia, pois será inútil. Reme para as ondas, por incrível que pareça, são elas que te devolverão à areia)
5) Quando sentir que já está na zona das ondas (de impacto), sem a correnteza lhe puxando, aí sim comece a nadar em direção à praia, use as ondas para impulsioná-lo para a areia, pois a força delas te ajudará a gastar menos energia.
Mesmo tomando caxotes e caldos, lembre-se, o importante é sair vivo!
(*) Com informações do Búzios Notícias