Pular para o conteúdo
Search

Em Búzios PF faz operação contra quadrilha acusada de explorar sexualmente mulheres na Itália

A operação, que começou pelo bairro de Cem Braças, foi batizada com o nome Lenocinium, que vem do Latim e significa o tráfico de escravas para a prostituição
Fotografia dos carros da Polícia Federal na operação contra o tráfico de mulheres em Búzios – divulgação

Em Búzios, a Polícia Federal iniciou, na manhã desta nesta terça-feira (23), uma operação para desarticular uma quadrilha voltada à prática dos crimes de tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, além de tráfico internacional de drogas. Os agentes cumprem um mandado de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão, no município, e os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal de São Pedro da Aldeia.

A operação foi batizada com o nome Lenocinium, que vem do Latim e significa o tráfico de escravas para a prostituição. Segundo as investigações da PF, o grupo agia da mesma forma na abordagem e no convencimento das vítimas, que saíam do país com a promessa de emprego na Europa, onde passavam a sofrer exploração sexual.

De acordo com a PF, durante as investigações foi comprovado que uma mulher, vítima do grupo, foi aliciada por um dos criminosos com a promessa de trabalho na Itália. Ela foi levada do Brasil para a cidade de Empoli, na região da Toscana. No local, ela foi mantida em cárcere privado, ameaçada e obrigada a se prostituir diariamente.

As investigações tiveram início após um outro caso, em que a quadrilha agiu de modo semelhante. A vítima conseguiu fugir do cárcere privado, onde também era explorada sexualmente. A mulher também aceitou ir para a Itália com promessas de conseguir um emprego, após ser abordada por uma agenciadora e levada para o país europeu com todas as despesas pagas, incluindo as taxas de emissão de passaporte na PF e a passagem aérea.

As investigações, segundo a Polícia Federal, vão continuar para confirmar os indícios de que este grupo criminoso, alvo da operação, pode estar ligado à máfia italiana voltada ao tráfico de mulheres para fins de exploração sexual, bem como no envolvimento no tráfico de drogas para o exterior.

Os policiais buscam apreender computadores, aparelhos celulares e documentos de interesse para a investigação.

As penas para os crimes de tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual e tráfico internacional de drogas variam de 4 a 20 anos de reclusão e multa.

Informações do Jornal Extra

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.