Search
Degradê com CSS

Em Búzios PF faz operação contra quadrilha acusada de explorar sexualmente mulheres na Itália

A operação, que começou pelo bairro de Cem Braças, foi batizada com o nome Lenocinium, que vem do Latim e significa o tráfico de escravas para a prostituição
Fotografia dos carros da Polícia Federal na operação contra o tráfico de mulheres em Búzios – divulgação
Fotografia dos carros da Polícia Federal na operação contra o tráfico de mulheres em Búzios – divulgação

Em Búzios, a Polícia Federal iniciou, na manhã desta nesta terça-feira (23), uma operação para desarticular uma quadrilha voltada à prática dos crimes de tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, além de tráfico internacional de drogas. Os agentes cumprem um mandado de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão, no município, e os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal de São Pedro da Aldeia.

A operação foi batizada com o nome Lenocinium, que vem do Latim e significa o tráfico de escravas para a prostituição. Segundo as investigações da PF, o grupo agia da mesma forma na abordagem e no convencimento das vítimas, que saíam do país com a promessa de emprego na Europa, onde passavam a sofrer exploração sexual.

De acordo com a PF, durante as investigações foi comprovado que uma mulher, vítima do grupo, foi aliciada por um dos criminosos com a promessa de trabalho na Itália. Ela foi levada do Brasil para a cidade de Empoli, na região da Toscana. No local, ela foi mantida em cárcere privado, ameaçada e obrigada a se prostituir diariamente.

As investigações tiveram início após um outro caso, em que a quadrilha agiu de modo semelhante. A vítima conseguiu fugir do cárcere privado, onde também era explorada sexualmente. A mulher também aceitou ir para a Itália com promessas de conseguir um emprego, após ser abordada por uma agenciadora e levada para o país europeu com todas as despesas pagas, incluindo as taxas de emissão de passaporte na PF e a passagem aérea.

As investigações, segundo a Polícia Federal, vão continuar para confirmar os indícios de que este grupo criminoso, alvo da operação, pode estar ligado à máfia italiana voltada ao tráfico de mulheres para fins de exploração sexual, bem como no envolvimento no tráfico de drogas para o exterior.

Os policiais buscam apreender computadores, aparelhos celulares e documentos de interesse para a investigação.

As penas para os crimes de tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual e tráfico internacional de drogas variam de 4 a 20 anos de reclusão e multa.

Informações do Jornal Extra

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Justiça mantém suspensão de licença para novo trecho da RJ-102 em Búzios

Jovem atleta de Búzios vence etapa nacional de vela e destaca potencial náutico da região

Macaé inicia funcionamento do Abrigo de Inverno para pessoas em situação de rua

Búzios inicia cadastro para agricultores familiares com foco em políticas públicas de apoio ao campo

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!