Search
Degradê com CSS

Em Búzios moradores denunciam funcionamento irregular do comércio em bairros periféricos

WhatsApp Image 2020-04-07 at 18.47.57

Segundo relatos, diferente do Centro, a fiscalização tem sido menos rigorosa nesses locais

Búzios é uma das cidades da região dos lagos que adotou medidas de restrição como forma de prevenção ao COVID-19. Comércios não essenciais estão proibidos de funcionar, sob pena de multa e perda de alvará de funcionamento. No entanto, a realidade em bairros como Cem Braças e Rasa é bem diferente do que o decreto determina.

Estão permitidos apenas  farmácias, mercados, peixarias, feiras hortifrutigranjeiras, hortifrutigranjeiros, quitandas, padarias e similares, lojas que comercializem produtos destinados a animais, água mineral, gás, postos de combustível com a finalidade de abastecimento de veículos, bancos, lojas de materiais de construção, oficinas mecânicas, borracharias e chaveiros. 

Segundo relatos de moradores dessas localidades, bares, barbearias e pequenos comércios tem funcionado com o esquema de meia porta. E ainda, que mercado menores e quitandas não estariam disponibilizando álcool em gel na entrada e nem respeitando a recomendação de evitar aglomerações.

“Hoje a tarde estive em um mercadinho menor na Cem Braças e na entrada, estavam oferecendo uma água clorada, e não o álcool em gel. Não sei até que ponto essa ação é eficaz, mas me deixou preocupado, já que saio de casa apenas para comprar comida”, comentou o morador que não quis se identificar. 

No bairro da Rasa, a maior desafio é a circulação de pessoas, especialmente nas áreas comuns, como praças e o pequeno centro comercial no Cruzeiro. Para o morador Vidal Muchacho, a grande preocupação é com a quantidade de idosos nas ruas. “Os idosos acho que não estão acreditando, aqui na Rasa, muito idoso na rua. Tenho visto muita aglomeração nos mercados e caixa eletrônico, na subida do Alto da Rasa”comentou.

“Trabalho no Rio durante a semana mas até domingo tem comércios funcionando,como papelarias, sempre com meia porta. E nos fins de semanas alguns bares estão sendo  pontos de aglomeração de jovens. Dos mercados, somente o À Vistao oferece álcool em gel e restringe entrada, os outros não restringem entrada, tem funcionários sem máscara e luvas e nem sempre oferecem álcool em gel. Além disso, as 5h, quando pego a estrada para o Rio, nunca há bloqueio nas entradas, o acesso dos carros está livre”, comentou a moradora Maria Cecília Isaurralde. 

A Prefeitura de Búzios informou que disponibiliza um número (22) 22 99730 4881 para denúncias,e que as fiscalizações continuam. Não houve revogação de alvará, só a interdição dos comércios que podem abrir desde que implementem as medidas do decreto. Atuam a Vigilância Sanitária com 3 a 4 equipes, Postura e PROCON. A nota não explica, no entanto, com que frequência realiza as fiscalizações e nem apresenta balanço.

A Prensa reforça que a melhor forma de evitar a disseminação da doença é ficar em casa e seguir as regras de higiene recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Julho promete agitar Búzios com programação diversificada

Degusta Búzios 2025 abre inscrições para estabelecimentos gastronômicos até dia 5

Minifloresta é inaugurada no Jardim Guanabara e amplia áreas verdes de Macaé

Projeto propõe linha marítima entre Rio e Maricá com integração ao metrô e VLT

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!