Desde às 18h desta quinta-feira (28) incêndio na vegetação de restinga na praia de Tucuns colocaram em risco moradores do bairro. Os bombeiros de Búzios fizeram o combate na estrada e na borda das casas. Três membros da Búzios Escola de Asa Delta, estavam no local e fizeram a contenção no canto direito para não queimar a Serra das Emerências. O fogo foi contido às 23h.
Até a extinção das chamas 1/6 das vegetações foram queimadas. De acordo com ambientalistas, cerca de 300 metros de profundidade por um quilômetro de extensão.
A tragédia. Só não foi maior graças ao treinamento de prevenção de incêndios dos seis envolvidos, três bombeiros e três membros do clube. Recentemente bombeiros, guardas civil, e outros profissionais ligados ao meio ambientais fizeram um curso de combate à incêndio florestal com a empresa Prevfogo e o Ibama.
É o segundo caso de incêndio em Tucuns
No inicio do mês de setembro , também por volta das 18h, um foco de incêndio já havia sido registrado no bairro Tucuns. Este foi também na restinga, bem próximo ao Búzios Beach Resort (antigo Breezes). As chamas estavam muito próximas da tubulação de gás do empreendimento.
Suspeita de crime
O Prensa acompanha desde o mês de agosto, quando chegou a primeira denúncia, a série de incêndios que estão desde então acontecendo em Búzios. Há suspeitas de que que muitos desses focos sejam ações coordenadas da chamada “especulação imobiliária”. Ambientalistas já encaminharam as denúncias ao Ministério Público.