Pular para o conteúdo
Search

Em 30 dias, Cabo Frio já registra quatro baleias encontradas mortas nas praias

O número é maior que nos últimos cinco anos. Os dados são do Instituto BW, que é uma ONG que trabalha com conservação e reabilitação de animais selvagens na Região dos Lagos

Os últimos 30 dias foram marcados por encalhe de baleias-jubarte nas praias de Cabo Frio. Desde o dia 26 de junho, já foram registradas quatro espécimes nas praias do Peró e de Tamoios.

A mais recente aconteceu nesta sexta-feira (21), um macho de 13 metros e pesa aproximadamente 32 toneladas. Os quatro animais passaram por exames necroscópicos para compreender a causa da morte e foram enterrados nas areias das praias.

De acordo com dados do Instituto BW, ONG que trabalha com conservação e reabilitação de animais selvagens na Região dos Lagos, nos últimos cinco anos, de 2017 a 2022, Cabo Frio registrou quatro encalhes de baleias, o número equivalente ao primeiro semestre de 2023.

A ação foi realizada no próprio local pela equipe do Instituto BW e o Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMMLagos), com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) e Guarda Marítima e Ambiental.

Segundo a Secretaria municipal de Meio Ambiente, as baleias-jubarte realizam extensas migrações anuais entre áreas de alimentação no polo sul, ou seja, em águas frias e ricas em alimento, para áreas de reprodução, e cria de filhotes em águas mais quentes, onde os filhotes ganham peso e tamanho para retornarem aos pólos.

A migração ocorre de maio a novembro, com picos em junho, julho e agosto, quando passam bem próximas à costa.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Praça Veríssimo de Mello é palco da 8ª Jornada Mundial dos Pobres em Macaé

Firjan SESI encerra inscrições para projetos culturais neste domingo (24)

Feira “Bora Trabalhar” promete oportunidades e conexões em Cabo Frio

Natal Sesc RJ 2024 transforma Cabo Frio e Macaé com decoração e atrações culturais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.