Os últimos 30 dias foram marcados por encalhe de baleias-jubarte nas praias de Cabo Frio. Desde o dia 26 de junho, já foram registradas quatro espécimes nas praias do Peró e de Tamoios.
A mais recente aconteceu nesta sexta-feira (21), um macho de 13 metros e pesa aproximadamente 32 toneladas. Os quatro animais passaram por exames necroscópicos para compreender a causa da morte e foram enterrados nas areias das praias.
De acordo com dados do Instituto BW, ONG que trabalha com conservação e reabilitação de animais selvagens na Região dos Lagos, nos últimos cinco anos, de 2017 a 2022, Cabo Frio registrou quatro encalhes de baleias, o número equivalente ao primeiro semestre de 2023.
A ação foi realizada no próprio local pela equipe do Instituto BW e o Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMMLagos), com apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) e Guarda Marítima e Ambiental.
Segundo a Secretaria municipal de Meio Ambiente, as baleias-jubarte realizam extensas migrações anuais entre áreas de alimentação no polo sul, ou seja, em águas frias e ricas em alimento, para áreas de reprodução, e cria de filhotes em águas mais quentes, onde os filhotes ganham peso e tamanho para retornarem aos pólos.
A migração ocorre de maio a novembro, com picos em junho, julho e agosto, quando passam bem próximas à costa.