Ombudsman é uma palavra sueca que significa representante do cidadão. Designa, nos países escandinavos, o ouvidor-geral, função pública criada para canalizar problemas e reclamações da população. Na imprensa, o termo é utilizado para denominar o representante dos leitores dentro de um jornal.
No Brasil não é muito comum, é um cargo fixo há alguns anos na Folha de São Paulo. O Prensa logo no seu lançamento fez um ensaio de ter um ombudsman – o jornalista americano Mark Zussman, que chegou a fazer alguns apontamentos sobre a produção do jornal. Mas devido a vários fatores o projeto não avançou – Mark vem semanalmente brindando a todos os nosso leitores com textos profundos sobre o primeiro ano de Donald Trump na presidência de seu país de origem, e fazendo um paralelo com o Brasil e o restante do mundo.
O desejo de ser um dos poucos, se não for o único, veiculo de imprensa do interior a ter um profissional avaliando, com total liberdade, a nossa produção editoria não morreu, por isso com após completarmos 1 ano no dia 24 deste mês retornaremos com o projeto.
Para o ano de 2018 exercerá essa função o jornalista Gerson Dudus.
Dudus é pós graduado em jornalismo contemporâneo, mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Poeta e produtor cultural na área de literatura com ênfase em poesia moderna e contemporânea em suas relações com artes plásticas e cinema. Tem três livros de poesia publicados e uma dissertação de mestrado que virou livro. Assessor de comunicação e produtor Cultural na secretaria de Cultura de Macaé. É também professor universitário nos cursos de Jornalismo e Publicidade da Faculdade Salesiana em Macaé
Veja o nosso Expediente.
Mais que uma função, um projeto de aprofundamento jornalístico
No Prensa a função de ombudsman não é remunerada e sim parte de um projeto de aprofundamento e aprimoramento da pratica do jornalismo na internet, em especial para a imprensa do interior. Os apontamentos produzidos pelo Ombusdman serão publicados, a princípio, quinzenalmente, no Prensa, para que todos tenham acesso. E ainda serão usados como material de pesquisa para alunos de escolas e faculdades de jornalismo – a começar pelos próprios alunos de Gerson Dudus na Faculdade Salesiana em Macaé.
“Uma oportunidade de mostrar na prática aos meus alunos os acertos e erros, novas saídas e possíveis vícios da imprensa no interior.”, comenta o jornalista e professor Dudus.
Para o editor do Prensa, Victor Viana, é uma oportunidade única.
“Há a satisfação de estar colaborando com o jornalismo como um todo, mas também é crucial para o próprio desenvolvimento do Prensa como veículo de comunicação ter um profissional independente avaliando o nosso trabalho e mostrando onde estamos acertando e onde estamos errando, nos corrigindo mesmo. Com certeza ganha toda equipe do Prensa, que poderá ter uma forma de enxergar o que na maioria das vezes a grande massa de trabalho a ser produzido em pouco tempo e por poucas pessoas, no faz deixar passar batido. Ganham também os estudantes e interessados pela produção jornalística, tendo disponível material para pesquisa e analise. Mas ganhará anda mais o leitor.”, disse Viana .
O Prensa comemorará 1 ano de atividade no dia 24 de novembro e haverá um encontro comemorativo na Baby Beach Búzios no Porto Búzios às 20h.
Texto e apuração da equipe do Prensa. É permitido a republicação com citação da fonte